Bia

Últimas Noticias

POLITICA

Embasa realiza obras de conserto na rede de esgoto

Foto: Gabriel Oliveira

Foto: Gabriel Oliveira

Com a finalização das obras e entrega da nova rede de tratamento de esgoto de Vitória da Conquista, a quase totalidade dos moradores de bairros contemplados com a nova rede que substituiu as arcaicas fossas, já fizeram a ligação e já utilizam o serviço de esgotamento sanitário. Porém, um problema surgiu em algumas casas em bairros como Urbis IV e V e Vilas Serranas: devido a algumas diferenças de elevação e na construção, o esgoto, ao invés de cair na caixa de concreto, estava retornando às casas e minando por vasos sanitários e pias. Nesse sentido, a Embasa já iniciou algumas modificações, como a ligação direta de algumas residências à rede de esgoto principal dos bairros, que, por ser mais profunda, acabaria com o problema.

POLITICA

Comando Nacional dos Bancários agenda reunião de avaliação

Foto: Gabriel Oliveira

Foto: Gabriel Oliveira

A greve nacional dos bancários segue fortalecida no sexto dia de resistência e luta dos trabalhadores. Por parte dos banqueiros, nenhum sinal de negociações ou proposta.

Para avaliar o movimento e definir as próximas estratégias da luta o Comando Nacional dos Bancários se reúne nesta quinta-feira (26), às 14 horas, em São Paulo.

QUADRO DA GREVE

Os números mostram a crescente adesão dos bancários ao movimento grevista: 766 agências foram fechadas na Bahia nesta terça-feira (24).

Em Vitória da Conquista, das 46 cidades que compõem a base do Sindicato, apenas em um município houve abertura de agências. “São mais de 80% dos bancários paralisados. Queremos proposta, mas os patrões preferem o descaso com seus funcionários e clientes”, critica o presidente do Sindicato, Delson Coêlho. (mais…)

POLITICA

Lídice diz que será candidata ao governo mesmo sem apoio de Wagner

Lídice diz que será candidata ao governo mesmo sem o apoio de Wagner

Foto: Reprodução

A senadora Lídice da Mata (PSB) afirmou em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta segunda-feira (23) que sairá candidata ao governo da Bahia, mesmo sem o apoio do governador Jaques Wagner. “Eu luto para ser a candidata do governo e do governador, acho que reúno condições para isso. Mas, havendo uma negativa do governo, mesmo assim, vou ser candidata”, disse. Durante a conversa, Lídice ainda explicou a saída do PSB da base do governo Dilma Rousseff. “As conversas para a saída já estavam acontecendo há algum tempo. O que motivou a saída foi uma queixa generalizada de que um segmento tentava constranger as opiniões públicas do partido, devido a uma possível candidatura de Eduardo Campos à presidência”. A senadora disse ainda que mesmo saindo da base do governo, o PSB está à disposição da presidente para apoiá-la no parlamento. “A vida segue em frente. Agora estou me concentrando em montar a chapa de candidatos do PSB a deputado federal”, finalizou (Metro). Informações do Blog do Fábio Sena.


POLITICA

Empresa dona da Vivo faz acordo e passa a ser sócia majoritária da TIM

Um acordo entre a empresa espanhola Telefónica, que opera a Vivo no Brasil, e acionistas da holding Telco, controladora da Telecom Italia, que detém a TIM, foi anunciado nesta terça-feira (24). Sob os termos do acordo, a Telefónica terá o controle total da Telco e indiretamente controlará a Tim.

Segundo a agência Reuters, o movimento pode criar problemas junto a autoridades de defesa da concorrência no Brasil, onde Telefónica (Vivo) e Telecom Itália (Tim) são competidores diretos. A Telecom Italia também controla a Telecom Argentina.

O negócio será avaliado por autoridades brasileiras do setor, como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A transação poderá obrigar a venda da TIM, já que pelas leis de telecomunicações, um grupo não pode operar duas empresas que atuam na mesma região. (mais…)

POLITICA

Projeto de Indicação Geográfica do Café é apresentado em Conquista

Foto: Ascom/PMBC

Foto: Ascom/PMBC

Na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em Vitória da Conquista, foi apresentado o Projeto Indicação Geográfica do Café, realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

A iniciativa tem o intuito de mapear a produção do café no Sudoeste baiano e trazer novas informações e técnicas sobre o assunto.

Estiveram presentes no evento o reitor da UESB Paulo Roberto Pinto, Claudionor Dutra, liderança da Coopmac, o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, além de outras autoridades.

POLITICA

Dilma diz na ONU que espionagem fere soberania e direito internacional

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (24) em discurso de abertura da  68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, que as ações de espionagem dos Estados Unidos no Brasil “ferem” o direito internacional e “afrontam” os princípios que regem a relação entre os países.

Dilma iniciou o discurso, de 23 minutos, lamentando atentado terrorista da semana passada no Quênia que matou mais de 50 pessoas. “Jamais transigiremos com a barbárie”, disse. Em seguida, passou a criticar as ações de espionagem dos Estados Unidos das quais ela, assessores e a estatal Petrobras foram alvos, segundo revelou o programa Fantástico.

“Quero trazer à consideração das delegações uma questão à qual atribuo a maior relevância e gravidade. Recentes revelações sobre as atividades de uma rede global de espionagem eletrônica provocaram indignação e repúdio em amplos setores da opinião pública mundial”, disse Dilma no discurso, tradicionamente proferido pelo presidente do Brasil, primeiro país a aderir à ONU em 1945. Informações do G1.

POLITICA

Prefeitura de Poções receberá médico estrangeiro, pelo programa “Mais Médicos”, diz secretário

No inicio desta semana, o município de Poções foi mais uma vez contemplado com um profissional do Programa Mais Médicos. De acordo informações do secretário Dagnan Fernando, o médico que trabalhará em Poções é estrangeiro, mas seu nome e sua nacionalidade ainda não foram divulgados.

Em contato com a nossa reportagem, Dagnan revelou que a partir dos próximos dias o município contará com mais um profissional atendendo em um Posto de saúde da Família. “Estamos analisando o local onde esse novo médico irá trabalhar e em breve estaremos divulgando para a comunidade, esse é o segundo profissional que o município recebe do Programa Mais Médicos, fruto do trabalho e do prestigio do gestor municipal”, disse Dagnan Fernando. Informações da Ascom/Prefeitura.

POLITICA

Moradores da Urbis V reivindicam melhorias em reunião com prefeito

Foto: Gabriel Oliveira

Foto: Gabriel Oliveira

Os integrantes da associação de moradores e lideranças do bairro Urbis V, zona oeste de Vitória da Conquista, se reuniram, na manhã desta terça-feira (24), com o prefeito Guilherme Menezes e secretários de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Social. Durante a reunião, demandas e reivindicações como: inauguração do centro comunitário; pavimentação asfáltica das vias do bairro; melhoria na urbanização e paisagismo; solicitação da administração comunitária do campo do Nelson; implantação de sinalização defronte à escola CAIC; e intervenções em alguns pontos do bairro que apresentam esgoto a céu aberto.

Dentre todas as discussões, o foco principal foi no Centro Comunitário, indicação e realização do mandato do ex-vereador Beto Gonçalves (presente e solicitante da reunião). O espaço, orçado e construído com recursos que somaram R$38.000,00 concedidos pela PMVC, está pronto a cerca de nove meses. Após a reunião, ficou estabelecido o dia 06/10 (domingo) para a cerimônia de inauguração.

POLITICA

Audiência comemora qualidade dos serviços do Hospital Esaú Matos

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realiza nesta quarta-feira (25), às 19h, audiência pública para comemorar cinco anos da UTI Neonatal e do Projeto Canguru, seis anos do Laboratório Central e nove anos de implantação do Banco de Leite Humano do Hospital Esaú Matos. A audiência é uma iniciativa do mandato do vereador Ricardo Babão (PSL).

 Para participar dos debates durante a audiência que vai comemorar a qualidade dos serviços do Hospital Esaú Matos, foram convidados o prefeito Guilherme Menezes; o diretor do Esaú Matos, Pe. Edilberto Amorim; o coordenador geral de Enfermagem do Hospital Esaú Matos, José Gustavo Cabral; o coordenador do Laboratório Central, Márcio Vasconcelos; a diretora do Banco de Leite Esaú Matos, Adriana Vasconcelos; a secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo; a diretora administrativa, Érika Santos Moreira Marques e o diretor clínico, Ary Pires.

POLITICA

Prefeitura faz intervenção no trânsito das avenidas Juracy Magalhães e Luís Eduardo Magalhães

Secom/PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, continua trabalhando para a implantação de mais um sistema binário que resultará em maior fluidez no tráfego da cidade.

Nesta terça-feira, 24, a equipe está trabalhando no cruzamento entre a Avenida Juracy Magalhães e a Avenida Luís Eduardo Magalhães, dando início as melhorias no retorno que dá acesso à Rua José Pequeno. No local, estão sendo retirados meio-feio, plantas dos canteiros e trechos do passeio para dar espaço à pista que dará acesso ao binário.O busto que homenageia a memória do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães foi retirado do passeio, onde será feita a terraplanagem e, posteriormente, o recapeamento asfáltico. A intervenção foi necessária para aumentar a via.

Intervenções estão sendo feitas em avenidas conquistenses

O coordenador municipal de Infraestrutura Viária, Aguinaldo de Carvalho, explica que todas as ações visam à melhoria da infraestrutura e, consequentemente, da mobilidade urbana. “Após essas ações que estamos fazendo, o passeio será reconstruído e o busto será recolocado 10 metros atrás de onde estava, com a base totalmente restaurada”, conta.

Conheça o projeto – O binário funcionará da seguinte maneira: por um lado, a Rua José Pequeno, localizada no bairro Jurema, passará a ser de sentido único para quem passar pela Avenida Juracy Magalhães e prosseguir rumo à BR-116. O tráfego será em sentido oposto pelas ruas Sibéria, Caiena (localizadas no bairro Ipanema), F, B e G (no Loteamento Antônio Brito), saindo da BR-116 em direção à Avenida Juracy Magalhães.

POLITICA

Racionamento de água é suspenso em Vitória da Conquista

Sede da Embasa em Vitória da Conquista

Sede da Embasa em Vitória da Conquista

A informação foi confirmada pelo gerente local da Empresa Baiana de Água de Saneamento (EMBASA) na manhã desta segunda-feira (23). Devido ao aumento do nível da barragem de Água Fria II, a diretoria da Embasa decidiu aumentar a oferta de água, cancelando as manobras do racionamento. Isso significa dizer que a partir de agora o abastecimento de água volta a ser diário em todos os bairros da cidade.

No entanto, a Embasa mantém o alerta para o risco de voltar o racionamento. “Tudo vai depender da forma como vamos usar a água. Estamos otimistas em relação a previsão de chuva no final de outubro, a conclusão das obras da adutoras e do consumo racional da água por parte da população. Se esses fatores contribuírem, anunciaremos o fim definitivo do racionamento até o mês de dezembro”, explicou o gerente da Embasa, Álvaro Aguiar.

Atualmente, a barragem de Água Fria II está com 80% da sua capacidade total e vai ganhar um reforço significativo com a vazão da adutora. A soma das duas vazões vai ultrapassar 700 litros por segundo, o que deve amenizar a da falta de água na cidade nos próximos três anos.  Informações do VCA News.

POLITICA

Feccon Bahia 2013 inicia montagem de estrutura e abre inscrições para minicursos

header2.png

Contagem regressiva para a maior feira de construção civil do interior do Nordeste. A montagem da estrutura da segunda edição da Feira da Construção Civil de Vitória da Conquista – a Feccon Bahia 2013 – já foi iniciada. O evento, que acontece entre os dias 3 e 6 de outubro, será realizado no espaço em frente ao Shopping Conquista Sul. A área para instalação dos estandes e outros espaços de apoio é de 4,5 mil metros quadrados, com 350 vagas de estacionamento. Cerca de 90% dos espaços já foram comercializados.

Nesta edição, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas, com a participação de 150 expositores nacionais de pequeno, médio e grande porte, e um volume de negócios em torno dos 20 milhões de reais.

Além do acesso às inovações para os profissionais do setor e de aproximar lojistas, fornecedores e clientes, a Feccon tem caráter educativo e de formação de mão de obra. A ArcelorMittal, um dos parceiros do evento, vai trazer um caminhão-escola para oferecer um curso com foco no aperfeiçoamento do conhecimento, da produtividade e da segurança na construção civil. (mais…)

POLITICA

Bancários continua sem previsão de retorno às atividades

Foto: Gabriel Oliveira

 

A greve nacional dos bancários chega ao seu quinto dia e a adesão ao movimento só aumenta na categoria. Houve o registro de 53 agências paralisadas no primeiro dia e este número, hoje, já chega a 60, com 897 bancários parados, o que representa 78,68% dos funcionários de Vitória da Conquista e região.

Por enquanto, a Federação Nacional dos Bancos não apresentou contraproposta às reivindicações dos bancários, impossibilitando a definição de prazos para quaisquer negociações.

O Comando Nacional dos Bancários se reunirá amanhã (23) em São Paulo para avaliar a greve e traçar possíveis direcionamentos para a mobilização.

O QUE OS CLIENTES PRECISAM SABER

O autoatendimento dos bancos deve manter o funcionamento regular dos serviços prestados e esta manutenção é de responsabilidade das próprias agências. Além disso, os correspondentes bancários estão funcionando normalmente, disponibilizando à população serviços de saques, depósitos, consultas de saldos, extratos, entre outros.

Em caso de faturas vencidas, o cliente não pode esperar pelo fim da greve. Mesmo os bancos não podendo repassar juros aos clientes, é preciso se orientar com as instituições. (mais…)

POLITICA

Sudoeste: População de Condeúba fecha entrada da cidade e aguarda autoridades para negociação

Foto: Ddez

Foto: Ddez

Protestando contra a construção de uma adutora entre a Barragem do Champrão e a Embasa de Piripá, moradores da cidade de Condeúba bloquearam a entrada da cidade com pneus queimados, além de um escudo humano com cartazes e gritos de manifestação.

Os manifestantes aguardam as autoridades competentes da cidade e a polícia militar se encontra no local acompanhando o protesto.

POLITICA

Concursos em diversas áreas somam mais de 25 mil vagas em todo país

Cerca de 140 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 25.944  vagas em todos o Brasil.  Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 20.332,87, como é o caso da seleção para a Procuradoria Geral de Goiás.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 13.871 vagas para cargos de nível superior, 5.294 vagas para profissionais de nível médio,  2.396 para nível técnico e 4.383 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.

 Veja os concursos abertos: (mais…)

POLITICA

Sine Conquista: confira as vagas para esta segunda-feira, 23

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Vitória da Conquista está oferecendo novas oportunidades de trabalho para quem está à procura de vagas no mercado profissional. Nesta segunda-feira, 23, o Sine está disponibilizando 15 novas vagas.

Os interessados podem se dirigir à Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, bairro Jurema, e se cadastrar no sistema. Para realizar o cadastro, a pessoa deve ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e currículo comprovado.

O Sine Conquista funciona das 7h às 19h, sem intervalo para almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3429-3150.

Confira as vagas: (mais…)

POLITICA

Operário é morto a tiros em construção no Alto da Boa Vista

Fonte: Blitz Conquista

Operário foi morto com sete tiros

Um operário foi morto a tiros, por volta das 7h desta segunda-feira, 23, no interior de um canteiro de obras no Alto da Boa Vista. Anderson Mendes Rocha, 20 anos, estava em seu posto de trabalho, no portão de entrada do condomínio em construção, quando dois homens armados chegaram numa motocicleta desembarcaram, atiraram e fugiram. A vítima foi atingida com cerca de sete tiros, inclusive na cabeça. As atividades no local foram interrompidas e os funcionários liberados. As primeiras informações dão conta de que Anderson teria diversas passagens pela Polícia e seria integrante de uma quadrilha de roubo de motos. Inclusive, há quem afirme que num único dia ele teria participado de seis roubos de moto consecutivos. Informações do Blitz Conquista.