Curiosidades

WhatsApp libera transferência pelo app. Veja como funciona e tire suas dúvidas

O WhatsApp liberou as transferências de dinheiro por meio do aplicativo sem o pagamento de taxas. Mas o serviço ainda não está disponível para todos e será habilitado de forma gradual pela empresa nas próximas semanas. É preciso atualizar os aplicativos na loja de apps, independentemente se o sistema operacional do smartphone é Android ou iPhone.

Por enquanto somente as transferências entre pessoas físicas estarão disponíveis. Neste início de funcionamento, somente conseguirão usar o serviço os usuários que tenham cartões de débito com bandeiras Visa ou Mastercard, pré-pagos ou combos com bancos parceiros.

Veja neste guia como proceder para ativar a nova função de pagamentos do WhatsApp e tire suas dúvidas sobre a novidade:

 

Como vai funcionar a transação?

Para adicionar um pagamento pela primeira vez deve-se seguir estes passos:

Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque no ícone do clipe (Anexar) e depois em Pagamento.

Escreva o valor do pagamento na tela seguinte e toque em “Continuar” na tela do Facebook Pay.

Em seguida, toque em “Continuar” para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade de Pagamentos no WhatsApp, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço e Política de Privacidade da Cielo.

Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay. E insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo e toque em Avançar.

Segundo o WhatsApp, é possível usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN, na opção Usar Impressão Digital. Caso contrário, toque em Pular para inserir seu PIN manualmente.

Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar.

Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número do seu cartão de débito, a data de validade e o código CVV. E verifique os dados com um código que pode ser enviado por SMS ou e-mail.

Toque em Salvar. Pronto, pode fazer o pagamento.

 

 

Há limite de valor para transferência? E de número de operações?

O WhatsApp estabeleceu limites de valores e número de transações. Um usuário poderá enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 pagamentos por dia, com um limite de R$ 5 mil no mês. Os bancos parceiros da empresa poderão estabelecer um limite menor, se for o caso.

 

 

Há cobrança de taxa para efetuar a transação?

O WhatsApp anunciou que seus usuários poderão transferir dinheiro entre si por meio do aplicativo sem o pagamento de taxas.

 

Preciso ter cartão para fazer a transferência?

Sim. Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e adicionar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes. Cartões de crédito não podem ser usados neste momento.

Para fazer transferências, é necessário ter um número de celular do Brasil. Só serão permitidas transações dentro do país e em real.

 

 

Preciso ser correntista de banco para usar a nova função?

Sim. Neste início de funcionamento, somente conseguirão usar o serviço os usuários que tenham cartões de débito com bandeiras Visa ou Mastercard, pré-pagos ou combos dos seguintes bancos ou instituições:

 

Banco do Brasil

Banco Inter

Bradesco

Itaú

Mercado Pago

Next

Nubank

Sicredi

Woop Sicred

Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Next e Mercado Pago informaram que seus clientes poderão efetuar transferências de dinheiro usando o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp nas próximas semanas.

 

É necessário aceitar a nova política de privacidade do WhatsApp para ter acesso aos pagamentos?

Não. Segundo o WhatsApp, não há relação entre a nova função e a nova política de privacidde do aplicativo. A atualização dessa política, anunciada em janeiro, está relacionada a mudanças em conversas opcionais com negócios e para fornecer mais transparência sobre como os dados são coletados e compartilhados.

 

Empresas também podem usar o novo meio de pagamento?

Por enquanto, somente as transferências entre pessoas físicas estarão disponíveis. Os pagamentos para empresas ainda estão sob análise do Banco Central. De acordo com o WhatsApp, que pertence ao Facebook, a empresa continua trabalhando com a autoridade monetária para disponibilizar essa função.

 

A operação é segura?

Segundo o WhatsApp, o novo serviço é protegido por “várias camadas de segurança”, como o PIN e a própria biometria em dispositivos compatíveis. A criptografia entre o telefone e os servidores WhatsApp também reforça a segurança das informações.

A empresa disse ainda que o envio do dinheiro só é feito após o fornecimento de dados corretos do cartão de débito ou combo e verificação se o usuário está autorizado a fazer a transferência.

Em nota, a Visa explicou que os pagamentos via WhatsApp serão protegidos por um identificador digital — o token. E a Cielo ressaltou que o cartão precisa ser validado pelos emissores participantes da iniciativa antes de o usuário do WhatsApp poder utilizar o serviço.

Ainda assim, especialistas alertam que os golpes no app podem aumentar com a nova funcionalidade.

– Os criminosos se aproveitam sempre de novidades e da falta de conhecimento e familiaridade dos usuários com os novos recursos lançados – afirmou ao GLOBO o especialista em cibersegurança Denis Riviello, da Compugraf.