Curiosidades

Veja personagens da TV que tiveram câncer de mama: ‘Apareci de peito de fora’, recorda Maria Padilha

A cor rosa funciona como um choque de conscientização para as mulheres no mês de outubro. E como todo dia é dia de propagar às representantes desse sexo forte a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a arte se veste de realidade, sem perder a sensibilidade que lhe é peculiar, para abordar o tema. No calendário da teledramaturgia, o drama da descoberta de um nódulo nos seios já foi retratado em novelas e séries.

Recentemente, o público acompanhou a saga de Gilda (Heloísa Jorge), em “A dona do pedaço”, que perdeu a batalha por negligenciar a doença. Já Silvia, de “Amor à vida” (2013); Hilda, de “Mulheres apaixonadas” (2003); Marta, de “Mulher” (1998), interpretada por Eva Wilma; e Marta de “História de amor” (1995), vivida por Bia Nunnes, venceram essa guerra. Em comum, elas carregam a experiência da dor de uma dura revelação, de lidar com um tratamento desafiador, da queda na autoestima e do medo do abandono. A humanidade que transcendeu das telas para o mundo não ficcional é reflexo da empatia despertada em cada atriz que se despiu de qualquer pudor para ser porta-voz de uma causa tão urgente e importante.

— Eu apareci no horário nobre de peito de fora com muita naturalidade, beleza, cuidado, sem nenhuma erotização, para, por meio de Hilda, desmitificar a doença. Tive a oportunidade de falar sobre o quanto é importante a gente lutar pela vida. No primeiro momento, a revelação de que se tem um câncer de mama pode parecer uma sentença de morte, mas não é. As mulheres precisam estar sempre vigilantes porque, quanto mais cedo vem o diagnóstico, maior é a chance de cura. Essa experiência na novela me ajudou a dar apoio moral e conforto a muitas amigas que passaram pela mesma situação que Hilda — diz Maria Padilha, hoje com 59 anos.

A experiência de levantar essa bandeira na TV também foi transformadora para Bia Nunnes.

Marta lutou contra o câncer de mama em

Marta lutou contra o câncer de mama em “História de amor” Foto: Rede Globo/Divulgação / Novela

— Mulheres que tinham passado por esse problema na vida real desabafavam comigo. Eu me lembro de uma delas, em especial, que veio falar chorando e me contou que tinha descoberto o seu câncer no mesmo dia em que a minha personagem apareceu na novela fazendo o autoexame. Nessa hora, percebi a dimensão daquele trabalho. A torcida do público foi muito grande pela recuperação de Marta, e esse foi o caminho escolhido para ela em “História de amor”. Passamos a mensagem de que a cura é uma realidade — recorda a atriz, de 63 anos.

Bia faz questão de relembrar outro episódio motivado pela trama de Marta, escrita por Manoel Carlos:

— Um dia, estava no shopping e uma mulher me contou que havia retirado parte do seio. Sem que eu esperasse, ela levantou a blusa e me mostrou sua mama. Eu a abracei. Então, ficamos as duas, no meio de uma loja, abraçadas e emocionadas.

Carol Castro é outra que se percebeu diferente após emprestar sua pele ao drama de Silvia na novela “Amor à vida”, de Walcyr Carrasco.

Silvia venceu o câncer de mama em

Silvia venceu o câncer de mama em “Amor à vida” Foto: Rede Globo/Divulgação

— Foi uma experiência forte pra mim. Quando nos colocamos no lugar do outro, a dor e a luta passam a ter outro peso, outro significado. É fundamental que a TV chame atenção para algo assim, as pessoas precisam se conscientizar— observa a artista, de 34 anos.

Heloísa Jorge, de 35 anos, aproveita a repercussão de seu trabalho em “A dona do pedaço” para fazer um grito de alerta para cada mulher, que, assim como Gilda, deixa a doença de lado para focar sua energia no parceiro:

Gilda perdeu a batalha do câncer de mama em

Gilda perdeu a batalha do câncer de mama em “A dona do pedaço” Foto: Rede Globo/Divulgação

— Infelizmente, muitas de nós negligenciamos a própria saúde e, por vezes, a própria vida. Fiquei mexida com as cenas de medo, ignorância e baixa autoestima que fiz na novela, principalmente na fase em que a personagem usa a doença para manipular emocionalmente o marido, Amadeu (Marcos Palmeira), e abre mão de si mesma. Nas ruas, as mulheres me abordavam irritadas com a atitude de Gilda — conta.

Do alto dos seus 85 anos, Eva Wilma resume a importância da mulher se preocupar consigo mesma:

Marta, personagem de Eva Wilma na série

Marta, personagem de Eva Wilma na série “Mulher”, sofreu com o câncer de mama Foto: Rede Globo/Divulgação / Seriado

— Vamos cuidar melhor da nossa saúde fazendo os exames necessários, como a mamografia. É muito melhor prevenir do que remediar.

‘A dona do pedaço’

Foi em meio a uma crise no casamento que Gilda (Heloísa Jorge) recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Na trama, a personagem morre após menosprezar a doença: “O medo do abandono deixou Gilda vulnerável”, diz a atriz.

‘Amor à vida’

O diagnóstico de um tumor maligno no seio esquerdo, com a indicação de uma mastectomia total (retirada da mama), caiu como uma bomba no colo de Silvia. Mas ela se curou e ainda fez uma cirurgia para reconstruir o seio.

‘Mulheres apaixonadas’

Hilda viu seu mundo ruir ao descobrir um câncer de mama. O apoio da família foi fundamental para que ela vencesse a doença. “Todos que estavam à sua volta deram suporte para ela superar o problema”, recorda Maria Padilha.

‘História de amor’

Bia Nunnes foi abordada por mulheres que tiveram câncer de mama por conta do seu trabalho em

Bia Nunnes foi abordada por mulheres que tiveram câncer de mama por conta do seu trabalho em “História de amor” Foto: Rede Globo/Divulgação / Novela

A notícia de que estava com um câncer fortaleceu o casamento de Marta, turbulento há tempos: “Quando se tem apoio, diálogo sobre o que está acontecendo, a dor até diminui, não fica corroendo”, aposta Bia Nunnes.

‘Mulher’

Marta retirou um dos seios para se curar do câncer de mama. Em meio ao tratamento, a médica deu início a uma campanha de conscientização, alertando as mulheres sobre a importância de se fazer o autoexame e a mamografia.

//extra