Justiça Vitória da Conquista

Solenidade marca 25 anos do Conselho Penal de Vitória da Conquista e lança projeto

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

POR GABRIEL OLIVEIRA

Foi realizada, no fim da tarde desta sexta-feira (28), uma solenidade para comemorar os 25 anos do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Vitória da Conquista, presidido por Antônio Marcos Rocha e por Ronaldo Novais. O conselho tem como objetivo fiscalizar a aplicação da lei penal em um determinado município, e fazer cumprir os Direitos Humanos em um localidade. O conselho, em Vitória da Conquista, tem o foco, hoje, no presídio Nilton Gonçalves, sendo peça importante na fiscalização e na divulgação das informações e da realidade da unidade prisional. A solenidade foi presidida pelo presidente do conselho e contou com a presença do juiz titular da Vara do Júri e de Execuções Penais de Vitória da Conquista, Dr. Reno Viana, da juíza titular de Encruzilhada, Drª. Janine Soares, e do juiz titular de Ituaçu, Dr. Rodrigo Britto.

Da esquerda para a direita: Dr. Rodrigo, Drª. Janine, Sr. Reno e Marcos Rocha

Da esquerda para a direita: Dr. Rodrigo, Drª. Janine, Dr. Reno e Marcos Rocha

Segundo Marcos Rocha, presidente do conselho, “nós chegamos a estes 25 anos com mérito, pois o conselho é uma instituição que trabalha para a aplicação da lei de forma correta e justa a todos. O saldo que a gente faz desta gestão é muito positivo, pois temos tido conquistas muito importantes para Vitória da Conquista e para a região”.

Além da solenidade, foi lançado um projeto, em parceria com várias instituições, para realiza, no mês de setembro, um Encontro Regional de Conselhos da Comunidade, em comemoração aos 25 anos de ação ininterrupta do Conselho Penal de Vitória da Conquista, buscando a participação das instituições deste tipo de toda a Bahia, bem como incentivando a criação e o funcionamento de tais entidades em outras localidades.