Justiça Vitória da Conquista

Semana Nacional de Conciliação é sucesso em Conquista

 

Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia visita FAINOR

Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia visita FAINOR

Chegou ao fim nesta sexta-feira, 25, a Semana Nacional de Conciliação 2016. A avaliação geral da mobilização foi positiva em Vitória da Conquista, tanto em operacionalidade quanto em resultado: a maioria dos casos atendidos conseguiu ser conciliada. A SNC foi realizada na FAINOR, contando com estrutura física, de material e de pessoal da Faculdade. O apoio foi elogiado pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, em visita ao campus.

“Nós temos que parabenizar e agradecer à FAINOR, aos funcionários, estudantes, professores e direção, porque tivemos muito sucesso aqui, com cerca de 60% de conciliação. A Semana aqui é uma resposta muito eficaz para a sociedade. Estamos muito satisfeitos e queremos reforçar essa parceria”, comentou a desembargadora.

Na comitiva que visitou a FAINOR, também esteve o conselheiro Norberto Campelo, do Conselho Nacional de Justiça, que destacou a atuação da Faculdade na pacificação social. “Esse tipo de apoio é fundamental. A gente observa que quando a sociedade se mobiliza isso é muito importante para quaisquer dos poderes da República. Então, para o Poder Judiciário poder se aproximar da comunidade e poder contar com essa parceria, é algo extraordinário”, completou.

A Semana Nacional de Conciliação na cidade foi um sucesso, de acordo com o juiz titular da Vara de Família da comarca de Vitória da Conquista, doutor Cláudio Daltro, que supervisionou a mobilização. “Foi um trabalho exitoso, com uma alta taxa de conciliação e sobretudo a comodidade, o conforto e a privacidade que foi preservada para as partes e para os advogados que atuaram. Acreditamos que nas edições próximas, com essa parceria cada vez mais solidificada, nós melhoraremos e até ampliaremos essa ação”, avaliou o juiz.

A FAINOR cedeu espaço físico e apoio de estrutura e de pessoal, para o atendimento dos casos – dez mesas realizando, em média, 15 audiências por dia. O trabalho foi feito por meio do curso de Direito, que disponibilizou estudantes e professores para atuarem diretamente com o público durante a Semana.

“Para a FAINOR foi uma oportunidade singular de contribuir com a sociedade, de envolver a comunidade acadêmica, fazendo com que esse projeto de tamanha importância do Tribunal de Justiça tenha o alcance social que lhe é devido”, finaliza o Diretor Geral da FAINOR, professor Edgard Larry Andrade Soares.