Justiça Vitória da Conquista

Reunião entre representantes de órgãos da justiça define futuro próximo dos presos do Nilton Gonçalves

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

Foi realizada, no fim da tarde desta quinta-feira (23), uma reunião com representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Conselho Penal, Polícia Militar, Sessão de Vitória da Conquista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e outras autoridades das comarcas das cidades próximas e da secretaria de segurança pública do estado, afim de discutir o futuro próximo do presídio Nilton Gonçalves e de seus custodiados, visando a reforma do Módulo 1 do presídio, que, segundo informações da administração da unidade, será iniciada dentro dos próximos 45 dias, com expectativa que dentro de 15 dias, os engenheiros do estado comecem a trabalhar e verificar as estratégias para a obra.

Representantes dos diferentes órgãos do Poder Judiciário estiveram na reunião

Representantes dos diferentes órgãos do Poder Judiciário estiveram na reunião

Segundo o Dr. Julio Cesar, diretor de segurança presidial, “os novos presos que forem flagranteados aqui em Vitória da Conquista serão encaminhados para o conjunto penitenciário de Jequié, e os que estão no Disep também serão encaminhados para lá até a reforma do presídio Nilton Gonçalves”. Esta ação visa a redução no número de presos para que seja viável a transferência de módulos até que o módulo 1 seja completamente desocupado para o início das obras.

“Com a presença do superintendente estadual aqui, nós conseguimos planejar uma estratégia, de forma que não causasse impacto em outras unidade prisionais. A princípio nós encaminharemos aqueles presos que pertencem a outros estados, que serão encaminhados dentre em breve, sendo que nós já conversamos com os juízes que irão estar revisando os processos e aqueles que tem um processo fundado, nós teremos a sentença e com a guia de recolhimento nós encaminharemos para as unidade de Jequié ou de Salvador. Mas o que ficou definido aqui foi que todos os presos flagranteados a partir de agora serão encaminhados para Jequié”, disse o diretor do presídio, Alex Silva.