Economia Vitória da Conquista

Procon fiscaliza preço abusivo de combustível em Vitória da Conquista

As filas nos postos são imensas, motivo pelo qual alguns comerciantes decidiram aumentar os preços dos combustíveis

Nesta quarta-feira (23), agentes do Procon realizaram uma ação de fiscalização em postos de gasolina do município. O objetivo era verificar se os preços que estão sendo cobrados condizem com a média que é prevista por lei, já que nos últimos dias motoristas tem denunciado cobranças abusivas.

Após percorrer toda a cidade a procura de gasolina, José só conseguiu abastecer o seu veículo em um posto próximo ao Bairro Brasil. Em meio a uma fila de carros e motos que esperavam pelo atendimento, a indignação do motorista era a mesma de outros clientes que estavam no local.

A equipe do Procon esteve no posto onde José abasteceu o veículo para fazer a verificação dos preços que estão sendo cobrados, comparando os valores atuais com a porcentagem dos aumentos registrados em tabela ao longo das últimas semanas.  “Nós já estamos em campo, agindo para que, se comprovadas as cobranças abusivas, os postos sejam responsabilizados e punidos”, afirma o Procurador Geral do Município e Coordenador do Procon, Murilo Mármore.

Para quem tem no veículo de transporte a principal fonte de renda, encontrar um posto de gasolina que estivesse em funcionamento e que oferecesse valores dentro da média estabelecida pelos reajustes se transformou em um desafio. Leonis Moreira é motoboy e afirma que o aumento de preços tem prejudicado o seu trabalho. “Está sendo muito difícil encontrar postos em funcionamento aqui na cidade. Os que eu encontro estão cobrando um valor acima da média. Isso prejudica o meu trabalho, já que a minha renda vem do trânsito”, afirma.

Segundo o Procon, a média do preço da gasolina a ser cobrado é de R$ 4,69 por litro. Com a identificação de valores abusivos, os postos averiguados serão imediatamente lacrados, o que impossibilitará as suas atividades.