Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Comércio Economia Vitória da Conquista

Inadimplência segue em queda no comércio de Vitória da Conquista

A taxa de inadimplência do consumidor brasileiro no comércio varejista em 2013 teve um aumento médio de 2,33%, em relação a com 2012, conforme informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

tabela_inadimplência_2012-2013

A situação em Vitória da Conquista difere do restante do País

De acordo com a estatística cadastral da CDL de Conquista, a quantidade de CPFs com restrição no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) diminuiu consideravelmente em todos os meses do ano de 2013 em relação a 2012. A redução entre o mês de janeiro de 2012 e dezembro de 2013 foi de 33,46%.

As estatísticas só confirmam que o Conquistense é bom pagador por tradição e que temos uma das menores taxas de inadimplência do estado da Bahia”, afirma o presidente da CDL de Conquista, Marcos Alberto.

Para o gerente administrativo da CDL, Antônio Vilmar, a diminuição da inadimplência no período de fim de ano é normal. “Nesta época do ano, ocorre uma maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário e da geração de vagas temporárias de trabalho no comércio. Com isso, as pessoas usam o dinheiro para pagar dívidas”. Contudo, o registro do número de inadimplência no comércio foi menor entre os meses de janeiro a maio de 2013. “Isso se deve, provavelmente, a uma maior cautela por parte do consumidor em relação aos compromissos adquiridos no ano anterior, como também a ascensão da Classe C”, explica o gerente.

Perfil do inadimplente (média do ano de 2013):

– As mulheres representam 58%.
–  Os consumidores na faixa etária entre 25 e 40 anos estão entre a maioria dos que possuem restrição no CPF.
– A maioria dos cadastros negativos é de pessoas solteiras, correspondendo a 66%.
– A maior parte das dívidas é de R$100 a R$ 500 (sendo que um mesmo CPF pode ser contado mais de uma vez por ter mais de uma ocorrência de inadimplência).

Para evitar constrangimentos antes da compra, a CDL recomenda que o consumidor verifique se o seu nome consta no SPC ou Serasa, e, para fazer a consulta, basta se dirigir à sede da entidade (localizada na Rua do triunfo, 176, Centro) com o CPF em mão.

Por Ascom CDL