Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Curiosidades Dicas do Lar

Como utilizar vinagre branco na limpeza da casa e dos móveis

 

O vinagre tem várias utilidade, além de ser usado no preparo de alimentos

O vinagre tem várias utilidade, além de ser usado no preparo de alimentos

O vinagre branco pode ser um aliado das tarefas domésticas. Seja misturando a outros produtos, diluído em água ou sozinho, saiba como ele pode ser uma mão na roda na hora da limpeza:

Para remover manchas e resíduos de azulejos, adicione ¼ de xícara do vinagre branco em quatro litros de água morna. Misture bem e molhe uma esponja na solução. Para tirar as manchas, basta esfregar bem e deixar agir por alguns minutos. Para finalizar, retire o excesso do produto com água.

Para limpar o rejunte é recomendado deixa agir por 2 horas e depois, se quiser, esfregue com um pouquinho de água sanitária. O vinagre pode deixar um cheirinho por um tempo, mas logo desaparece.

Revitalize a madeira
A madeira do seu apêzinho alugado tá velha? Revitalize-a. Misture 1 litro de água morna, 4 colheres de sopa de vinagre branco (ou de maçã) e 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo). Misture bem e aplique com um pano limpo. Deixe que a mistura penetre na madeira por 10 minutos e seque com um pano seco.

Higienizar a máquina de lavar roupa
Programe um ciclo completo com a água no nível máximo. Acrescente 200 ml de vinagre branco ou água sanitária.

Restaurar tapetes ou carpetes
Comprou seu tapete na liquidação e tá com uma aparência de velho? Encove-os com uma vassoura limpa embebida em uma solução de 1 xícara de vinagre branco em 3,5 litros de água.

Removedor de manchas para tapete ou carpete
Despeje um pouco de vinagre para cobrir a mancha. Coloque bicarbonato de sódio em cima do vinagre. Deixe reagir, criar bolhas e absorver. Depois use um pano úmido. Deixe secar e passe o aspirador.

Poderoso limpa-tudo

Serve para qualquer superfície, incluso o problemático carpete. Misture 1 parte de detergente líquido, 1 parte de vinagre branco e 2 (ou 3) partes de água morna. Coloque em uma garrafa spray para facilitar a vida. É uma maravilha para limpar o box e a banheira.

No carpete aplique com um pano umedecido e seque. Repita o procedimento até que a mancha tenha desaparecido. Depois seque rapidamente usando um ventilador ou secador de cabelo. Quanto antes você retirar a mancha, mais fácil será para ela sair.

Evita e acaba com cheiro de cigarro
Espalhe uns potinhos (boca larga) cheios de vinagre pelos cantos da casa. Se você colocar os potinhos antes dos fumantes chegarem, o cheiro nem impregna.

Limpe as teclas do piano
Para os solteiros eruditos limparem as impressões digitais sujas e manchas do piano, basta molhar um pano macio em uma solução de ½ xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água morna, esprema-o para que não fique gotejando, em seguida limpe cuidadosamente as teclas, use um segundo pano para secar. Deixe o teclado descoberto durante 24 horas após a limpeza.

Livre-se dos anéis de água
Se você tá sem grana pra comprar porta-copos, pode usar vinagre. Para grandes superfícies de madeira você já sabe, mas aqui você pode economizar misturando partes iguais de vinagre e azeite de oliva. Aplique na mancha de anel com um pano macio. Use outro pano limpo e macio para enxugar.

Para tirar os anéis de água dos móveis de couro, esfregue uma esponja (do lado macio) encharcada com vinagre branco.

Esconder arranhões na madeira
Se o negócio é grave, misture partes iguais de vinagre branco e iodo, em um pequeno frasco e pinte sobre um arranhão como um artista. Para madeiras mais escuras, mais iodo, para as madeiras mais claras, mais vinagre. Isso não fará com que o arranhão desapareça, mas vai ficar menos perceptível.

Remova cera da vela
Jantar à luz de vela é a coisa mais linda, mas o dia seguinte nem tanto. Para limpar resquícios basta aquecer a cera com um secador de cabelo, depois secar com uma toalha de papel, em seguida retire o que resta esfregando um pano macio e absorvente embebido em uma solução feita de partes iguais de vinagre branco e água morna.

Limpeza de vidros
Misture partes iguais de vinagre branco e água morna e esfregue no vidro. Seque com um pano macio. Suas janelas vão ficar limpinhas e com brilho.

Lavar marcenaria
Para lavar paredes pintadas, trabalhos em madeira e persianas, use uma mistura de 1 xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco destilado e ¼ xícara de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna.

Limpe com uma esponja ou pano e enxágue com água limpa. A poeira e sujeira vão sair facilmente, mas não vai deixar marcas.

Lavar a roupa
Adicione meia xícara de vinagre branco na hora do lavado da máquina. Isso vai retirar as bolinhas que ficam no tecido. Para retirar manchas, adicione um pouco de vinagre branco em cima do local antes de enxaguar.

Eliminar tinta de caneta
Para remover manchas de caneta das paredes, basta colocar um pouco de vinagre branco em um pano e esfregar na tinta.

Chuveiro novinho, de novo!
Coloque vinagre em uma sacola plástica e envolva o chuveiro, deixe lá por uma noite. Fim!

Vaso sanitário limpo e cheiroso
As manchas mais difíceis, como as do vaso sanitário, você pode usar vinagre branco e escovar vigorosamente. Para tirar o cheiro do vaso, coloque 3 xícaras de vinagre branco e deixe por meia hora, depois é só dar descarga.

Manchas de água antiga

Despeje vinagre no local e deixe agir por 20 minutos. Pode encharcar papel toalha para ajudar a fixar.

Poção mágica “tira-cheiro-de-cachorro-do-sofá”
Misture em um recipiente, nesta ordem: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher (sopa) de amaciante, mexa bem e coloque a mistura em um borrifador.

Prontinho, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool na composição faz tudo secar mais rápido.

Limpar o fogão
Para remover os resíduos dos alimentos do fogão, faça uma solução de água morna, bicarbonato de sódio, suco de limão e meia xícara de vinagre branco. Molhe a esponja na mistura e esfregue para limpar.

Armário limpo
O vinagre branco tem ação antibactericida. Espirre pouca quantidade do produto no guarda-roupa e utilize um pano seco para retirar o excesso, evitando o aparecimento de mofo.

Fonte: Bolsa de Mulher e SOS Solteiros