Economia Vitória da Conquista

Bancários realizam manifestação contra o fechamento da agência do BNB do Bairro Brasil

O fechamento afeta diretamente os clientes, usuários e o comércio da zona oeste de Conquista

Nesta sexta-feira (20), os funcionários do Banco do Nordeste e o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizam o Dia de Luta contra a reestruturação anunciada pelo banco no último dia 13. Em Vitória da Conquista a manifestação acontecerá na agência do Bairro Brasil, uma das unidades apontadas para o fechamento, junto com outras 18 em todo o nordeste.

O governo Temer tem orquestrado ataques ferrenhos contra os bancos públicos. Já foi implementada a reestruturação no Banco do Brasil e está em breve será iniciada na Caixa Econômica Federal. Agora, sob o argumento da “melhoria da eficiência operacional”, o governo inicia este processo também no BNB, sem consultar a categoria ou a sociedade.

O fechamento afeta diretamente os clientes, usuários e o comércio da zona oeste de Conquista, pois redireciona o fluxo de atendimento para a unidade da Praça Barão do Rio Branco, que passará a ser a única de Conquista.

“A manifestação visa denunciar o plano de desmonte dos bancos públicos que vem sendo feito pelo governo e para cobrar a manutenção da agência. Nesse momento de crise, em que nosso país precisa de mais recursos para enfrentar as dificuldades, e o BNB cumpre um papel importante na mediação de problemas recorrentes de processos históricos na região. A reestruturação anunciada tenta enfraquecer a empresa pública para que seja entregue ao setor privado a baixíssimos custos”, afirmou Paulo Barrocas, presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.