Justiça Vitória da Conquista

Acusado de assassinato da jovem Jéssica continua foragido um depois

Américo Vinhas Neto era, segundo familiares, namorado de Jéssica

Nesta terça-feira, 25 de abril, completa um ano do caso que vitimou a jovem Jéssica Nascimento, de 21 anos, espancada pelo então namorado, Américo Francisco Vinhas Neto, de 24 anos. Por causa dos ferimentos, Jéssica, que estava grávida, perdeu o bebê e morreu  duas semanas depois, após ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Vitória da Conquista. O velório e enterro foram em Itapetinga, onde a família da jovem mora.

De acordo com familiares e amigos, Jéssica tinha um relacionamento de alguns meses com Américo e durante uma discussão provocada por ciúmes ao ver uma conversa no celular dela, Américo teria começado a espancar a jovem. Ele chegou a ser preso em flagrante, mas pagou uma fiança no valor de R$5 mil  e foi liberado.

Alguns dias depois, um mandado de prisão foi expedido contra Américo, mas ele nunca foi localizado; desde então, passou a ser considerado foragido da justiça. O caso foi encaminhado à Vara da Violência Doméstica no Ministério Público Estadual, de onde foi pedida transferência para a Vara do Júri, que deverá ser julgado como homicídio qualificado ao invés de lesão corporal, assim a pena pode tornar-se ainda maior.

O crime ganhou repercussão nacional, causando comoção social. Mas até o momento não há informações sobre o paradeiro de Américo Francisco Vinhas Neto, que estudava engenharia numa faculdade particular de Vitória da Conquista.//Blog do Rodrigo Ferraz