Trânsito Vitória da Conquista

Zona Azul começa a operar nesta segunda, 16

A Zona Azul é responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo

A Zona Azul é responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo

Secom/PMVC

A Zona Azul – sistema responsável por operar e administrar o sistema de estacionamento rotativo pago para veículos em ruas públicas da área central de Vitória da Conquista – começa a operar a partir desta segunda-feira, 16. A partir dessa data, num prazo de 30 dias, a empresa que vai operar o sistema estará realizando os ajustes necessários e orientando a população.

Somente após estes 30 dias, para uso dos pontos de estacionamento urbano, o usuário pagará uma taxa de R$ 2,70 – equivalente por 2 horas. No caso de períodos menores, a partir de 20 minutos, o usuário poderá pagar de forma proporcional. Em vagas destinadas a motocicletas, a tarifa será de 30% do valor cobrado pelos motoristas. Ou seja, R$ 0,81 – também por 2 horas.

Idosos e condutores de veículos de carga têm suas vagas demarcadas e também deverão efetuar o pagamento e obedecer à rotatividade. Estarão isentos da taxa os deficientes físicos. Há áreas demarcadas especificamente para esse grupo.

A Zona Azul funcionará das 8h às 18h, nos dias úteis e das 8h às 13h, nos sábados.

Dinâmica – O sistema contará com parquímetros. Esses equipamentos permitem medir o tempo de estacionamento dos veículos dentro do espaço demarcado como área de Zona Azul para que os cidadãos possam ter acesso a elas de forma democrática. Isso permitirá que as vagas sejam utilizadas por mais pessoas dentro da faixa de horário de utilização do sistema.

O funcionamento será o seguinte: o cidadão adquire os créditos, por meio de cartão eletrônico (fornecido gratuitamente pelo sistema) ou depositando moedas na máquina. A máquina emitirá um comprovante com o valor do pagamento e o tempo de duração. A pessoa deverá deixar esse comprovante fixado no painel do carro ou da moto, de forma visível, para facilitar a fiscalização.

Se o cidadão descumprir as regras, como ultrapassar o tempo máximo de estacionamento, será autuado pelos agentes municipais de trânsito e o veículo poderá ser removido, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

Cada parquímetro administra 16 vagas. A distância máxima entre eles é de aproximadamente 80 metros.  Os créditos poderão ser adquiridos com monitores do sistema ou em pontos de vendas, distantes entre si, aproximadamente 100 metros.