Política Vitória da Conquista

Zé Raimundo indica criação de Companhia Independente de Policiamento Ambiental em Conquista

Zé Raimundo Ele chama atenção para os vastos territórios de Vitória da Conquista, Serra Geral e Sertão Produtivo

Indicação do deputado estadual Zé Raimundo (PT), apresentada hoje (11) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, propõe ao governador Ruy Costa que determine à Secretaria de Segurança Pública a criação da Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Vitória da Conquista. A proposta visa à proteção da região, onde se encontram as importantes bacias do Rio Pardo, do Rio de Contas e das microbacias do Rio Gavião, do Rio Catolé, do Rio Paramirim e do Rio Brumado e ricos biomas de caatinga e serrado.

Atualmente, existem três Companhias Independentes de Policiamento Ambiental, localizadas, cada uma delas, em Salvador, Lençóis e Porto Seguro. Zé Raimundo quer a implantação de uma unidade também em Vitória da Conquista.  “Dadas às dimensões territoriais e os crescentes problemas e desafios reativos aos assuntos ambientais, a abrangência e os efetivos de policiais dessas companhias são insuficientes para responder às demandas atuais, presentes e agravadas em todas às regiões”, avalia o deputado.

Ele chama atenção para os vastos territórios de Vitória da Conquista, Serra Geral e Sertão Produtivo, circunscrevendo ainda áreas do Vale do Paramirim, onde se pode observar fenômenos como a degradação de nascentes e matas ciliares; ações de carvoarias; irrigação sem outorgas; conflito e contradições nos usos dos recursos hídricos; falta de planos ambientais municipais; ocorrências de queimadas; comercialização de madeiras de origem duvidosa, entre tantas outras práticas ilegais.

Zé Raimundo considera mais que necessária a intervenção do poder público com os diferentes meios e mecanismos de persuasão, educação, controle e fiscalização, que vem sendo realizada, porém defende que é preciso dar a  dimensão do policiamento que está propondo. A Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), da Polícia Militar da Bahia, criada em 08 de agosto de 1979, tem como objetivo e missão legal exercer com exclusividade o policiamento ostensivo fardado, preventivo e repressivo, visando à preservação da vida no meio ambiente em todo o Estado, de acordo com a indicação do parlamentar.