Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Saúde Vitória da Conquista

Vitória da Conquista vai sediar seminário do projeto de cooperação Brasil-Cuba

Começa nessa terça-feira, 14, o primeiro seminário do Projeto Conquista, com o tema: “Um olhar para o câncer a partir da Atenção Primária. O evento é promovido pela  Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e o Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP). O evento será realizado nos dias 14 e 15 no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família.

O evento tem por objetivo a sensibilização dos profissionais de saúde sobre a atenção ao câncer a partir da atenção primária. A abertura do evento contará com a presença de representantes do Governo Municipal, do coordenador Geral de Prevenção e Vigilância do Inca, Cláudio Noronha, do presidente da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS), Carlos Trindade, do coordenador de Apoio e Desenvolvimento da Sesab, José Cristiano Sóster, e da médica da Sección Independiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP), Gisela Abreu.

A programação inclui três conferências abertas ao público que tratarão da situação do câncer no Brasil e em Cuba e o cuidado a partir da atenção primária. Durante o evento, serão realizadas ainda quatro oficinas para os profissionais da área de saúde, com os temas câncer do colo do útero, de mama e de pulmão (tabagismo) e cuidados paliativos, ministradas por técnicos do Inca e profissionais do Município de Vitória da Conquista.

O Projeto Conquista: Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A cidade foi selecionada por apresentar tempo de investimentos na atenção básica, como coordenadora do cuidado superior há 10 anos; localização na região nordeste do Brasil; população acima de 100 mil habitantes e abaixo de 500 mil habitantes, um tamanho de rede que permitisse as proporções de um projeto piloto em área demonstrativa. A cobertura de saúde da família acima de 50%, de serviços oncológicos; referência regional de saúde para impacto ampliado do projeto e histórico de êxito na implantação de projetos na atenção básica também fizeram parte dos requisitos para o município ser escolhido.

A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. O projeto se encontra dentro de uma ampla parceria internacional entre os dois países para a área da saúde, envolvendo também a colaboração no campo da produção de biotecnologia.

Um dos temas da Cooperação Internacional são as ações terapêuticas e o programa de controle do câncer. Dentro desse tema de cooperação, está sendo desenvolvido o Projeto 3: Programas de Controle do Câncer em áreas demonstrativas de Brasil e Cuba, com duração prevista de três anos (2012- 2015). O Projeto Conquista está contido no Projeto 3 da Cooperação, sendo a área demonstrativa brasileira selecionada.
Confira a programação: 

Ascom/PMVC