Geral Obras Vitória da Conquista

Vitória da Conquista terá planetário mais moderno do Brasil

Planetário tem o nome do Professor Everardo Públio de Castro

“Vitória da Conquista vai ter o planetário mais sofisticado do Brasil. O equipamento vai além da astronomia. Aqui vai ser um museu de arte e conhecimento”, afirmou André Alencar, representante da Evans no Brasil – empresa responsável pela instalação da cúpula dome screen do Planetário Professor Everardo Públio de Castro.

A declaração foi dada na manhã da última sexta-feira (17) durante visita ao equipamento, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Alencar foi recepcionado pelo prefeito Herzem Gusmão e comitiva.

Na oportunidade, o técnico da Evans comentou sobre a vistoria realizada na quinta (16): “foi uma surpresa o que encontrei na vistoria. Sinceramente foi o primeiro local que visitei e teve aprovação imediata. A estrutura física foi muito bem feita: as medidas da cúpula estão perfeitas; o sistema de ar condicionado funcionando; iluminação correta; isolamento térmico e acústico bons. Foi uma construção de alta tecnologia”.

A previsão é que em agosto a equipe, formada por técnicos estrangeiros, venha até Vitória da Conquista instalar a cúpula e em seguida promova o treinamento dos técnicos locais.A arcada dome screen permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. “Isso vai ser um ganho para o aprendizado das crianças, secundaristas e universitários de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste”, realçou o gestor municipal.

Segundo Herzem, houve o atraso por conta das alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. “Tivemos que refazer portas, fechaduras e piso além de criar rotas de fuga. Nós retomamos todas as obras paralisadas deixadas na cidade. O planetário é uma iniciativa extraordinária para o aprendizado”, declarou Herzem.

As obras do equipamento tiveram o financiamento do Banco do Brasil.“Entramos no processo concedendo uma carta de crédito internacional para garantir todo o processo de instalação. O equipamento já está disponibilizado, agora é só instalar e aproveitar esse planetário”, disse Eduardo Falcão.

Além da sala de projeção, o planetário contará com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.