Clima Vitória da Conquista

Vitória da Conquista tem o janeiro mais seco dos últimos 80 anos

Estação de meteorologia da Uesb não esperava grande variação

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia tem o janeiro mais seco dos últimos 80 anos segundo informações da estação de meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Durante este mês ainda não choveu nem um milímetro. O caso mais próximo da situação atual ocorreu em 1976 quando choveu 3,2 milímetros.

A falta de chuva em Vitória da Conquista se contrapõe ao que era esperado na cidade, já que janeiro é um dos meses mais chuvosos e a média esperada para este mês é de aproximadamente 108,8 milímetros. Conforme a estação de meteorologia da Uesb, o tempo seco na cidade é a consequência do fenômeno La Niña. Enquanto chove na região norte e sul do país, o centro está seco.

“A gente teve um forte El Niño no ano de 2015/16 e esse El Niño causou uma espécie de déficit hídrico. Então o solo reteu pouca água e teve também a questão do aquecimento. Como a gente está sob efeito da La Niña, juntando com os efeitos do El Niño do ano passado, isso causa uma espécie de desequilíbrio térmico e desequilíbrio da distribuição da umidade”, explicou o climatologista Rosalve Lucas.

Por conta desses fenômenos climáticos, o verão em Vitória da Conquista se caracteriza em dias muitos quentes, e à noite, o clima é mais fresco com temperatura agradável. Essa variação de temperatura é chamada amplitude térmica.

“As nuvens são como uma espécie de estufa. O solo é aquecido durante o dia e à noite esse calor vai para o espaço. Se ele [o calor] encontrar um obstáculo, no caso as nuvens, então o calor fica retido. Se ele não encontrar obstáculo, então o calor vai embora. Basicamente a gente tem uma amplitude térmica nesse mês de janeiro”, revelou Lucas.

A previsão para Vitória da Conquista ainda não é boa, pois segundo a estação de meteorologia vai demorar para a chuva cair na cidade. A situação só deve melhorar no segundo semestre de 2017.

Fonte: G1 Bahia