Política Vitória da Conquista

Vitória da Conquista recebe visita técnica de arquitetos curitibanos

Acompanhados da equipe da administração municipal, os arquitetos conheceram vários espaços da cidade

Depois de conhecer de perto os projetos e soluções urbanas da cidade de Curitiba, uma das mais bem planejadas do país, hoje foi a vez de o prefeito Herzem Gusmão receber profissionais curitibanos em Vitória da Conquista. Na manhã desta terça-feira, 25, os arquitetos Fernando Canalli e Gianna de Rossi fizeram uma visita técnica em diversos espaços públicos do município.

Pontos como o Cristo de Mário Cravo, Poço Escuro, Horto Florestal, Rio Verruga, Praça da Juventude, Praça Sá Barreto e a Estação de Tratamento de Esgoto (antigo “Pinicão”) receberam a visita dos profissionais, acompanhados pela comitiva do Governo Municipal. A ideia é que eles conheçam e estudem a dinâmica da cidade para desenvolver alternativas de melhoramento dos espaços públicos, melhorando a infraestrutura, mobilidade urbana e garantindo mais qualidade de vida para a população.

“Nós estamos recebendo a visita técnica da equipe de um dos maiores urbanistas do planeta, que é Jaime Lerner”, explica o prefeito Herzem Gusmão. “Estamos aqui em um local onde a população apelidou de ‘Pinicão’, que precisa ser restaurado. Precisamos construir um projeto, assim como em outros pontos importantes que nós visitamos. Então, essa visita técnica é exatamente para implantarmos o que Conquista não tem”, completa.

De acordo com o arquiteto Fernando Canalli, o primeiro contato tem como objetivo aprender sobre a cidade. Ele conta que não existe uma solução mágica que atenda a todas as cidades, mas sim um trabalho que é feito sob medida para cada lugar. “Estamos conhecendo, pelas mãos do prefeito e dos seus secretários, o mais profundo possível o físico-territorial e, principalmente, a alma da população. A partir daí, a gente começa a trabalhar” afirma.

Os profissionais permanecem em Vitória da Conquista até esta quarta-feira, 26. Neste período, eles também irão conhecer espaços culturais do município.