Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Vitória da Conquista celebra Visibilidade Lésbica

Informações: Secom/PMVC

No próximo 29 de agosto será  celebrado o Dia da Visibilidade Lésbica  – um marco na luta pela cidadania e respeito à identidade de gênero. Atenta à população lésbica conquistense, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria Técnica de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoverá uma Roda de Conversa com o tema: De goby à mulher – tecendo novos conceitos do feminino.

O encontro que comemora a data em Vitória da Conquista será realizado no dia 1º de setembro, às 14h, na Rua N, nº 24, Morada dos Pássaros II. Na ocasião, o Grupo Amigos da Diversidade vai apresentar todas as nomenclaturas que envolve o universo lésbico, desde a aceitação do termo goby até a definição das mesmas como mulheres. A União de Mulheres discutirá as questões referentes ao Plano Nacional de Políticas para Mulheres, com foco no eixo Enfrentamento ao Machismo, Sexismo, Lesbofobia. O Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos abordará questões referentes à violência doméstica, Lei Maria da Penha, entre outros assuntos.

A assessoria desenvolve, desde 2011, várias ações voltadas para  promoção e defesa dos direitos desse público. O assessor municipal de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Danillo Bitencourt, falou sobre a iniciativa.  “Cada vez que as mulheres têm aceitado romper o silêncio para falar de sua condição de vida e de sua visão de mundo, as ideias preconcebidas se apagam para dar lugar a uma melhor compreensão da realidade. São essas vozes que constituíram e constituem ainda a força do feminismo. Estamos pensando num evento em que essas mulheres continuem a lutar pelo protagonismo e apaguem esse silêncio sobre o amor das mulheres que o patriarcado nos tem imposto. A atividade constitui mais uma ação desta assessoria, para eliminação da violência contra as mulheres, além de ser um momento único de suscitar uma reflexão e um diálogo sobre a situação das lésbicas de nossa cidade!”, comentou. Na sessão legislativa da próxima quarta-feira, 28, a assessoria fará uso da Tribuna da Casa para falar sobre as ações desenvolvidas para o público lésbico.

Significado da data – A escolha do dia 29 de agosto como o Dia da Visibilidade Lésbica ocorreu quando da realização do I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. A comemoração da data se tornou efetiva a partir do ano de 2003. Desde então o número de atividades no Dia da Visibilidade Lésbica vem aumentando gradativamente, refletindo o crescimento no número de grupos voltados especificamente para as questões das mulheres lésbicas e bissexuais.