Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Vereadores visitam obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Divulgação

Na tarde desta terça-feira (19), a Câmara Municipal, representada pelo presidente, Fernando Vasconcelos (PT), e pelos vereadores Ricardo Babão (PSL), Luciano Gomes (PR), Juvêncio Amaral e Cícero Custódio (PV), Gilzete Moreira e Adinilson Pereira (PSB), Joaquim Libarino (PCdoB) e Álvaro Pithon (DEM), visitou as obras de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. A convite da Câmara, também esteve presente o empresário José Maria Caíres, presidente do Movimento Conquista Pode Voar Mais Alto.

Os vereadores foram recebidos pelo engenheiro do Consórcio Top Engenharia Pavi Service, Luís Fernando Porto Machado, que explicou o andamento das obras. O empreendimento, orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, em condições de operar aviões de grande porte, cujo trabalho de terraplanagem já está quase pronto. O espaço terá também um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio.

Segundo o engenheiro, o novo aeroporto terá todas as condições de receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não regular (voos executivos).

Além disso, o novo aeroporto terá sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules). O equipamento segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto aos usuários, além de atrair novos investimentos para a região. Além disso, informou que o novo terminal permitirá o pouso de aviões de grande porte, com reflexo positivo inclusive nas tarifas, uma vez que aeronaves maiores têm condições de cobrar mais barato. Outro beneficio apontado pelo secretário é a ligação da cidade com grandes centros urbanos sem necessidade de escala em outro aeroporto, em função da autonomia da aeronave.

Na quarta-feira da semana passada (13), o secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, também fez uma visita técnica às obras do novo aeroporto, e anunciou que a previsão é de que o equipamento entre em operação em 2016. A obra é uma demanda não apenas do município, mas de toda Região Sudoeste, considerada uma das que mais cresce na Bahia, além de atender o Norte de Minas Gerais.

Para o presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos, pelo tamanho da área onde está sendo construído o novo aeroporto, e a qualidade dos serviços executados, dá para antever que Vitória da Conquista terá um equipamento aeroportuário à altura de seu povo e de sua importância regional. “É um projeto magnífico e nós temos a alegria de dizer que a Câmara participou desse processo, cobrando do governador, dos deputados e promovendo ações em favor da construção do novo aeroporto, pois entendemos a importância de Vitória da Conquista como capital do Sudoeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais”, afirmou o presidente.