Brasil Diversidade Economia

Veja recomendações para não perder suas economias ao realizar aplicações no mercado financeiro

O caso JJ Invest trouxe à tona a necessidade dos atuais e dos futuros investidores tenham o encaminhamento adequado na busca de aplicações sem o risco de golpes. Nos últimos meses, a empresa está envolvida em um caso de fraude após ser fechada sem devolver o milhões investidos. O caso prejudicou as economias até de famosos, casos dos ex-jogadores Zico e Júnior.

A recomendação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza as movimentações do mercado financeiro em todo o país, é de buscar o máximo de informações sobre quem irá administrar o seu dinheiro. A CVM disponibiliza um portal justamente para indicar as recomendações básicas aos investidores, independentemente do nível de experiência em negócios no mercado financeiro.

Credenciamento

A CVM informa que, na hora de investir, é necessário verificar se a instituição financeira ou o profissional por gerenciar suas aplicações são credenciados pela Comissão. Essa informação está disponível no site do órgão. No caso da JJ Invest, a corretora não tinha qualquer vinculação com a CVM.

Cabe ao Banco Central (BCB) autorizar o funcionamento de entidades (como corretoras, distribuidoras etc.) que tenham por objeto a distribuição de valores mobiliários. Essas instituições, para atuarem no mercado de valores mobiliários, necessitam também de registro junto à CVM.

Rentabilidade

Outro ponto importante é ter noção sobre o retorno do dinheiro investido. Não há qualquer garantia de que haverá lucro. Os investimentos realizados no mercado de valores mobiliários envolvem riscos, podendo haver perda do capital investido e, até, a depender do tipo de investimento realizado, a necessidade de aportar recursos para cobrir perdas (em casos bastante específicos).

Problemas

Caso o investidor enfrente problemas e tenha alguma reclamação ou mesmo dúvida, poderá dirigir sua consulta ou reclamação à CVM. A autarquia possui um Programa de Orientação e Defesa do Investidor, que acolhe e responde a consultas, reclamações e denúncias. É possível ter acesso ao serviço pela Internet (basta acessar o site www.cvm.gov.br e seguir o caminho “Atendimento > Atendimento ao Cidadão > Consultas, reclamações e protocolo de documentos”), de forma presencial (gerências de orientação aos investidores do Rio de Janeiro, das 08h às 20h, nos dias úteis, e de São Paulo, no horário de expediente de 9h às 13h e de 14h às 18h) ou por telefone (0800-025-9666, das 08h às 20h). //Extra