Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Agricultura UESB Vitória da Conquista

UESB sedia oficina voltada para agricultura familiar

1888DSC06664

Entendendo a importância da agricultura familiar e, sobretudo, a necessidade constante de capacitações, aconteceu na última segunda-feira, 1º, uma oficina para capacitar técnicos que atuam como monitores em 14 escolas que trabalham com este tipo de agricultura no semi-árido da Bahia. Realizada no campus de Vitória da Conquista, a oficina contou com o superintendente de Agricultura Familiar do Estado da Bahia, Marcelo Matos.

Com a capacitação, o objetivo é produzir mudas de umbu gigante e maracujá do mato em viveiros, como explicou Matos. Os viveiros serão construídos nessas escolas para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado. “A Bahia é o estado brasileiro que possui o maior número de agricultores familiares. De acordo com o IBGE, no último Censo, a Bahia representou 665 mil estabelecimentos familiares. E a agricultura familiar é responsável pela maioria dos alimentos que a gente consome no Brasil”, avalia Matos.

Reitor da Uesb, o professor Paulo Roberto Pinto Santos ressalta a importância da Instituição estar associada a projetos que buscam o desenvolvimento regional por meio da capacitação que vai além dos muros. “É uma satisfação muito grande estar recebendo aqui na Universidade um grupo que está trabalhando com agricultura familiar. Nós temos uma Universidade que é forte na pesquisa, mas, sobretudo, uma Universidade que busca trabalhar junto à comunidade e incorporar-se a esses projetos que estão sendo apresentados para o desenvolvimento da agricultura do estado, com enfoque na agricultura familiar e no respeito ao meio ambiente”, finaliza.