Pela primeira vez, em 30 anos de atividade, a TV Sudoeste não levou ao ar seus dois telejornais diários, no último sábado, 18, devido à redução da jornada de trabalho dos seus colaboradores. A ausência de noticias locais integrais deve perdurar por, pelo menos, 90 dias.

A crise financeira, que vinha atingindo em cheio a emissora, foi agravada pela retração o mercado publicitário em meio á pandemia do Covid-19. A reportagem do Sudoeste Digital tentou ouvir o posicionamento oficial da TV e entrou em contato com o chefe de redação da emissora, Eduardo Lins, mas ele não atendeu à solicitação.

Apesar de a Rede Bahia ter confirmado a situação, em nota anterior, nossa equipe também solicitou nova nota, mas até o momento não obteve resposta. Em comunicado anterior, a Rede Bahia, surpreendeu ao anunciar que iria adequar o salário de seus funcionários ao atual momento do mercado publicitário.

Em um comunicado interno redigido por Paulo Cesena, diretor-presidente da afiliada baiana da Globo. ele afirma que as empresas deixaram de anunciar no canal. “Tivemos perda de receitas significativas em nossas operações”, revelou.

O executivo complementa dizendo que “o momento requer um esforço coletivo e a tomada de decisões essenciais para o equilíbrio financeiro das operações”. Na sequência, Cesena enumera cinco medidas tomadas de forma imediata pela Rede Bahia.

 As medidas são: redução de gastos em 5%; revisão de contratos com fornecedores; fim de investimentos por tempo indeterminado; proibição de horas extras; e a readequação da remuneração dos funcionários. Nem mesmo a âncora Jéssica Senra, principal nome da emissora, será poupada da redução salarial.

Não está descartado, por exemplo, novo enxugamento no quadro de funcionários, principalmente nas afiliadas do interior. Fontes internas revelaram que, para tentar amenizar a fuga de anunciantes, a direção chegou a reduzir valores na tabela de anúncios, mas nem isso deu certo e o cima de tensão é visível no departamento comercial e na redação.

TV Globo Bahia confirma mudanças:

 Na tarde de segunda-feira (6), a Rede Bahia entrou em contato com a Coluna do Leo Dias e confirmou que, de fato, irá reduzir o salário e a jornada de seus colaboradores. ‬‪Por meio de nota, a afiliada da Globo afirmou que a partir do último dia 15 haveria redução de 25% nos salários e na jornada de trabalho dos funcionários.

A medida é válida, inicialmente, por três meses.‬ ‪Paulo Cesena, diretor-presidente da Rede Bahia, afirmou que “tem se dedicado a buscar soluções para garantir o equilíbrio financeiro das operações” e que “tem consciência do quanto essas ações irão impactar a vida de cada um”. * Coluna do Leo Dias, com colaboração de Gabriel de Oliveira.