Eleições Vitória da Conquista

TRE-BA assina convênio com a prefeitura de Conquista nesta terça-feira, 30, para recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, estará em Vitória da Conquista, na próxima terça-feira (30/5), às 9h30, para assinatura de um convênio com a Prefeitura Municipal para o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores.

A assinatura do termo será realizada na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Herzem Gusmão, e garantirá a parceria da gestão municipal no trabalho de recadastramento biométrico.

A biometria é um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas). É atualmente bastante utilizado como base para sistemas de identificação. O uso de ferramentas biométricas proporciona aos sistemas de segurança total confiabilidade. O recadastramento biométrico serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento. Para tanto, o eleitor deverá comparecer ao cartório de sua Zona Eleitoral ou Posto de Atendimento criado para esta finalidade, para coleta das digitais, da assinatura eletrônica e de fotografia digitalizada. Além disso, o recadastramento serve para atualizar o cadastro de eleitores.

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando assim ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico.

Estão obrigados ao recadastramento todos os eleitores convocados ou não pela Zona Eleitoral que esteja executando esse procedimento, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

Caso o eleitor não faça o recadastramento, o título será cancelado e assim permanecerá até que procure a Justiça Eleitoral para efetuar o seu recadastramento biométrico.