Vitória da Conquista

Transparência das informações é mais uma arma na luta contra o coronavírus

A informação também é uma forte aliada no combate ao novo coronavírus. Por isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem dado total transparência sobre os desdobramentos da pandemia na cidade, inclusive com a publicação diária do quadro de infecção da Covid-19. Por meio do Boletim Epidemiológico, a população tem sido informada com detalhes sobre a evolução da doença na cidade.

Desde antes da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus, a Prefeitura já divulgava comunicados periódicos sobre a situação em seu site oficial e redes sociais. No dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) iniciou a veiculação diária do Boletim Epidemiológico, apresentando o número de suspeitas clínicas e de casos confirmados e descartados.

O Boletim ganhou uma identidade visual para facilitar ainda mais a comunicação com o público. Ao longo do tempo, o Governo Municipal veio ampliando o leque de dados disponibilizados diariamente, ciente da importância de manter os cidadãos bem informados e atendendo aos próprios anseios do público.

Além do número de casos notificados, suspeitos e confirmados – que integravam o primeiro formato da publicação – atualmente o Boletim Epidemiológico informa ainda quantos pacientes estão em investigação, em recuperação, foram curados ou vieram a óbito. Do total de casos confirmados, a população também fica sabendo quantos foram diagnosticados laboratorialmente e quantos são frutos do teste rápido.

As taxas de ocupação dos leitos clínicos e leitos de UTI na cidade também estão sendo diariamente apresentadas ao público. Além disso, ainda é possível saber quantos pacientes são de Vitória da Conquista e quantos vieram de outros municípios para receber o tratamento aqui.

Cada novo dado inserido no Boletim é explicado de forma clara e detalhada, para garantir o total entendimento da população.

Somando-se a isso, a Secom também tem trabalhado com materiais de caráter educativo, esclarecendo sobre as formas de testagens e as medidas preventivas, por exemplo. Também informa diariamente sobre as ações e decisões do Governo no enfrentamento à pandemia. Uma página específica foi criada para disponibilizar todas as informações sobre o coronavírus e lá estão reunidas as notícias, boletins, decretos, contratações, informações úteis etc.

Esse esforço em informar com rapidez e transparência é porque sabemos que quanto mais bem informada está a população, mais consciente ela fica para se engajar na luta contra a Covid-19.