Cultura Vitória da Conquista

Tombamento da casa de Glauber é tema de reunião com Conselho Municipal de Cultura e OAB

Além do prefeito Guilherme e do vice Joás Meira, participaram da reunião o secretário municipal de Cultura, Nagib Barroso, de Comunicação, Ernesto Marques, e representes do Conselho de Cultura

A última reunião do prefeito Guilherme Menezes à frente da Prefeitura foi realizada na tarde desta sexta-feira, 30, com membros do Conselho Municipal de Cultura, empossados na última segunda-feira, 26, e com representante da OAB. O assunto em questão foi o tombamento do imóvel onde nasceu e cresceu o cineastra Glauber Rocha e o projeto Kaza Glauber.

“Defino como imprescindível a proteção desta edificação que está vinculada a excepcional notoriedade deste nobre conquistense, mundialmente reconhecido por sua vasta obra cinematográfica e também autor de textos críticos, teóricos e poéticos”, declarou Menezes.

Na ocasião, o prefeito, acompanhado do vice-prefeito Joás Meira e do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, entregou cópia do projeto denominado Kaza Glauber aos conselheiros de Cultura e ao advogado Antônio Guilherme Lima. “Com essa iniciativa pretende-se dar melhor utilidade ao imóvel, justificando seu tombamento e os investimentos públicos e privados necessários à construção do projeto”, observou o prefeito.

O representante da OAB, Antônio Guilherme Lima, agradeceu à Administração Municipal pela presteza no atendimento ao pleito e pediu ao Conselho que possa fazer a apreciação o mais breve possível. “Este tombamento é extremamente importante para a preservação da memória deste ilustre que ultrapassou as fronteiras do Brasil”, disse o advogado.

“Como conselheira e militante da área vou me empenhar para que estes projetos sejam analisados e aprovados na Câmara de Vereadores”, comprometeu-se a representante do poder legislativo no Conselho, Luciana Oliveira.

Ainda participou da reunião o secretário municipal de Comunicação, Ernesto Marques.