Festival de Inverno Bahia Vitória da Conquista

Sucessos da Blitz, de Frejat e a mistura do Rappa agitam público do segundo dia de Festival de Inverno Bahia 2015

Os sucessos da Blitz, de Frejat e o ritmo frenético do Rappa animaram o público no segundo dia do Festival de Inverno Bahia, que acontece pela 11ª edição em Vitória da Conquista até o domingo (30)

Com uma uma mistura de música, performance e irreverência, a banda abriu a noite de shows da festa. FOTO: GABRIEL OLIVEIRA/BLOG DA BIA OLIVEIRA

Com uma uma mistura de música, performance e irreverência, a banda abriu a noite de shows da festa. FOTO: GABRIEL OLIVEIRA/BLOG DA BIA OLIVEIRA

A BLITZ

Com uma uma mistura de música, performance e irreverência, a banda abriu a noite de showsda festa. Um dos ícones da atitude juvenil dos anos 1980, com seu rock leve e repleto de histórias de amor e aventuras, a banda lançou gírias e estilos, influenciando até mesmo programas de TV de sucesso como a Armação Ilimitada (1985/1988). O grupo nasceu sob as tendas do Circo Voador, no Rio de Janeiro.

Neste sábado (29), o cantor e ator Evandro Mesquita e sua trupe relembraram clássicos como “Weekend” (primeira música da noite), “Você Não Soube me Amar”, e “Betty Frígida”.

Durante todo o show, a formação atual da banda (juntos há dez anos) preencheu o imaginário do público com os personagens e as situações engraçadas de suas músicas, numa multi-linguagem misturada a esquetes teatrais e muita diversão no palco.

Quem não se lembra de Arlindo Orlando, o caminhoneiro da pequena e pacata cidade de Miracema do Norte? Em uma hora e vinte minutos de show, o público também pôde acompanhar com a Blitz canções de Bob Marley, Paralamas do Sucesso, Titãs e Raul Seixas. Evandro Mesquita afirmou que “música boa não tem prazo de validade”. Parece que a premissa vale também para a maioria dos integrantes originais da banda, jovens senhores na casa do sessenta demonstrando no palco uma vitalidade criativa de validade estendida.

FREJAT

Junto com o público, Frejat refez sua memória musical e momentos divertidos da sua vida de cantor. FOTO: GABRIEL OLIVEIRA

Junto com o público, Frejat refez sua memória musical e momentos divertidos da sua vida de cantor. FOTO: GABRIEL OLIVEIRA/BLOG DA BIA OLIVEIRA

Assim como a Blitz, o cantor é da geração do rock anos 80. Líder do Barão Vermelho, parceiro de Cazuza, contemporâneo do RPM – que faz sua estreia no Festival de Inverno Bahia neste domingo (30) -, o cantor, guitarrista e letrista assumiu os microfones do palco principal na segunda noite da festa referenciando o som baiano de “Divino, Maravilhoso” e “Você Não Entende Nada”, de Caetano Veloso.

Pela  terceira vez no FIB, Frejat trouxe para o público o show “O Amor É Quente”, com músicas dançantes, novas composições intercaladas com clássicos do seu repertório e músicas de outros compositores com os quais o artista sempre se afinou, como Jorge Benjor, Tim Maia, Mutantes e do próprio Caetano. Junto com o público, Frejat refez sua memória musical e momentos divertidos da sua vida de cantor.

O RAPPA

Foto: Laércio Lacerda

Foto: Laércio Lacerda

A banda foi a última atração do segundo dia de festa. Com o ritmo eletrizante, O Rappa esquentou o Parque de Exposições de Vitória da Conquista, onde acontece o festival.

A banda é conhecida pelas letras fortes, de cunho social, cercadas de poesia e imagens representativas do cenário urbano brasileiro. Legítima herdeira da pegada rock da música nacional, seus ritmos incorporam o samba, rap, o reggae e a MPB. Alguns de seus refrões, cantados à capela pela plateia, como “Valeu a pena, valeu a pena”, foram só alguns dos lindos momentos da interação entre a banda e o público do último show da segunda noite do FIB 2015.

Na apresentação, o cantor ainda fez homenagens. “Paulinho Camafeu, tem todo meu respeito”, se retratando do cantor e compositor baiano. Após o comentário, Falcão cantou “Que Bloco é Esse?”. Luiz Gonzaga também foi reverenciado durante a apresentação. O vocalista citou ainda Igor Kannário, e colocou uma música do cantor de pagode baiano durante o show.