Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Sudoeste Vitória da Conquista

Sob liderança do MP, prefeituras e sociedade civil acertam detalhes para criação do comitê da Bacia do Rio Catolé

MP2

Com informações do Blog do Jorge Amorim

Foi realizada na última quinta-feira (13), na Sede da Promotoria de Justiça em Vitória da Conquista, mais uma reunião entre a Promotoria de Justiça, representantes dos municípios beneficiários com as águas do Catulé (Barra do Choça, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itambé, Nova Canaã, Caatiba e Planalto), representantes da Embasa, do INEMA e demais Entidades Organizadas.

Os objetivos da reunião foram: Aprovação da proposta consolidada de criação do Comitê de bacias do Rio Catolé a ser entregue ao CONERH, com deliberação a respeito da forma de seu encaminhamento; Entrega dos documentos pelas entidades representativas para juntada à proposta; Dirimir dúvidas quanto ao processo de formação do comitê com o representante do INEMA; e Eleição da diretoria provisória do Comitê de Bacia do Rio Catolê.

Sob a coordenação da Promotoria Regional de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Drª Karina Gomes Cherubini, o evento contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Barra do Choça (Oberdan Rocha), de Planalto (Clovis Andrade), de Itambé (Ivan Fernandes), de Caatiba (Joaquim Mendes) e os representantes de Vitória da Conquista (Dr Cássio), de Nova Canaã (Vanildo Rocha), de Itapetinga (Robério Silveira), do Inema (Bruno Jardim), da Embasa (Evanido Pereira), entre outros.

Uma manhã bastante produtiva. A promotora Karine Cherubine iniciou os trabalhos fazendo uma breve explanação dos trabalhos até aquele momento. Em seguida, foi passado ao grupo responsável pela elaboração do referido projeto, para proceder com a apresentação. Após algumas intervenções e discussões, os presentes aprovaram os trabalhos.

Convidado para explanar sobre a criação de Comitês de Bacias, o representante do INEMA, traçou em linhas gerais como estão as políticas de águas no Estado. Infatizou a importância dos comitês de bacias, mas não expressou interesse pela criação do mesmo (Comitê da sub-bacia do Rio Catolê). Ele defendeu uma discussão mais ampla, com o Conselho da Bacia do Rio Pardo.

Ao término dos trabalhos, estabeleceu-se um cronograma de atividades a ser executada nos próximos dias. Um reunião ficou acordada para o próximo dia 03 de agosto com a presença da Equipe Técnica com a Promotora de Justiça.