Vitória da Conquista

Sistema de Abastecimento de Água irá beneficiar cerca de 2 mil pessoas em José Gonçalves

Com a água do açude, será possível abastecer a caixa d´água com até 10 mil litros por hora, permitindo até 10 viagens de carro-pipa todos os dias

Cerca de 2 mil pessoas, de 20 comunidades do distrito de José Gonçalves, serão beneficiadas pelo Sistema de Abastecimento de Água a ser implantado na região pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Para anunciar a novidade, o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz, participou de um encontro com a população local na tarde deste sábado (12).

No povoado de Lagoa do Batista, onde foi realizada a reunião, existe um açude com capacidade de quase 10 milhões de litros de água, que não é utilizado pela comunidade há cerca de 15 anos. Por meio da construção de uma estação de tratamento, será possível tratar a água do açude e armazená-la em uma caixa d’água, que irá abastecer os caminhões-pipa que circulam pela região. Isso irá facilitar o acesso da população, que atualmente aguarda os caminhões levarem a água de Vitória da Conquista. Além disso, os moradores também poderão usufruir diretamente da água por meio de um chafariz.

“É bom, a gente precisava muito. Se ele conseguir atender o Boqueirão, é uma boa vantagem para nós, porque lá é bem precisado mesmo, lá tá seco de água”, conta o produtor Jurandir Santos, que precisou interromper o seu trabalho com a horta por conta da falta d’água.

Para o músico Hilton Berg, que teve a iniciativa de convidar o secretário para a reunião, “o pessoal da região fica satisfeito, porque ele veio, cumpriu com seu dever de atender o povo”, diz. Sobre o Sistema de Abastecimento de Água, ele diz que foi recebido com bastante alegria: “Todos sabem que o sofrimento maior do sertanejo é sempre a falta de água. Esse projeto só vem trazer benefícios para a lavoura e consumo humano e animal.”

Além da novidade, o secretário Gilmar Ferraz também ouviu demandas da população e buscou alternativas para atendê-las. “Nós estamos vindo com um mutirão para a região, que é para a gente fazer o patrolamento das estradas, recuperação de algumas outras estradas que estão intrafegáveis, e a limpeza dos açudes, pois está para chover”, revela o secretário. Para ele, tudo isso reflete um trabalho contínuo da Administração Municipal: “O Governo tem se preocupado com o homem do campo”.