Movimentos Sociais Vitória da Conquista

Sindicato dos Bancários participa da Marcha das Mulheres em Vitória da Conquista

A Marcha reuniu movimentos sindicais, sociais e feministas de Vitória da Conquista

Na manhã desta quarta-feira (8), movimentos sindicais, sociais e feministas de Vitória da Conquista estiveram reunidos na Marcha das Mulheres pelos Direitos Sociais, Políticos e Trabalhistas.

A mobilização aproveitou a oportunidade do Dia Internacional das Mulheres para se manifestar contra a retirada de direitos proposta pelo governo Temer, tais como o aumento do tempo mínimo de contribuição para aposentadoria e a equalização com a idade exigida aos homens, a redução das pensões por morte e a flexibilização das leis do trabalho.

O movimento também denunciou a falta de políticas públicas que contribuam para o fim do machismo e para a redução das diversas formas de opressão e violência que as mulheres são submetidas diariamente. “Reunimos os movimentos de Conquista e região em torno de uma pauta unificada, mas é também o espaço para que sejam apresentadas pautas específicas de cada coletivo. Temos certeza que nós, homens e mulheres, na luta conseguiremos mudar a realidade brasileira no sentido de uma sociedade mais justa e promotora da equidade de gênero”, afirmou Márcia Lemos, presidente da Adusb.

Para a diretora de Assuntos de Gênero do Sindicato dos Bancários, Amanda Neves, este é um dia para se engajar na busca por novas conquistas. “Aproveitamos esse dia para intensificarmos forças para o combate contra violência e a retirada dos nossos direitos. Uma das nossas reivindicações é pelo fim da reforma previdenciária e trabalhista, que nos prejudica diretamente e nos distancia da aposentadoria. Nós, mulheres, ainda somos sobrecarregadas por uma dupla jornada de trabalho e ganhamos menos, por isso o 8 de março é marcado pela luta por avanços e contra retrocessos”, conclui.