4 de setembro de 2017 às 18:31

Setembro Amarelo: Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio

A campanha acontece desde 2014, tendo sido idealizada pelo Centro de Valorização da Vida

O dia 10 de setembro é lembrado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data levou à criação do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A campanha acontece desde 2014, tendo sido idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em Vitória da Conquista, a Coordenação de Saúde Mental – vinculada à Secretaria de Saúde –, realizará, neste mês, ações educativas e de qualificação dos profissionais que integram a rede.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Thayse Fernandes, o suicídio tem se manifestado como um problema de saúde pública. “É preciso desmistificar algumas situações, desfazer mitos e abrir canais de conversa sobre o assunto para que possamos identificar quem está em sofrimento e precisa de cuidado nesse sentido”, assegurou.

Confira a programação:

05/07/2017 – 17h30 – Roda de Conversa com o tema “O profissional de saúde mental no acolhimento da tentativa de suicídio”.

Dia 15/09/2017 16h – Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, promovida pelo Centro Universitário de Atenção à Saúde/CEUAS – UESB, com a participação da Coordenação de Saúde Mental e do Samu 192 na composição da mesa.



Deixe seu Comentário