Política Vitória da Conquista

Sessão solene da Câmara Municipal de Vitória da Conquista oficializa novos cidadãos conquistenses

Além dos vereadores, a mesa foi composta pelo vice-prefeito Joás Meira e pelo deputado Jean Fabrício

Além dos vereadores, a mesa foi composta pelo vice-prefeito Joás Meira e pelo deputado Jean Fabrício

Na noite desta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, promoveu, em sessão solene, a entrega de 42 títulos de Cidadão Conquistense. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Divaldo Franco, e faz parte das atividades comemorativas aos 175 anos de Vitória da Conquista. O objetivo é homenagear pessoas que não nasceram em Vitória da Conquista, mas têm relevantes serviços prestados à sociedade conquistense.

Cada parlamentar entregou duas honrarias

Cada parlamentar entregou duas honrarias

O autor da proposição de concessão do título, o vereador, segundo o Art. 236 do Regimento Interno da Casa, quem avaliza as qualidades da pessoa que se deseja homenagear e da relevância dos serviços por ela prestado.

20151111_215536_resized

Ao todo foram 42 homenagens, duas por vereador. O prefeito de Salvador, ex-deputado federal, ACM Neto, que seria homenageado pelo vereador Álvaro Pithon (DEM), não veio receber o título.  O vereador  Bibia (PSDB) entregou três honrarias, uma deles a Juarez Nazário de Oliveira, cuja concessão ao título foi aprovada ano passado, mas não pôde recebê-lo por motivos de saúde.

Selo comemorativo

Antes da solenidade de entrega do Título de Cidadão Conquistense, a Câmara Municipal fez o lançamento do selo comemorativo dos Correios pelos 175 anos da Casa, instalada em 9 de Novembro de 1840.

O Poder Legislativo ocupa dois espaços físicos integrados. O antigo sobrado de Maneca Santos, prédio histórico construído por Luís Pedreiro e datado de 1912. O espaço está localizado na Rua Zeferino Correia, e atualmente abriga a Presidência e o Memorial Câmara.

Em 2002, a Câmara passou por um processo de expansão com a entrega de um novo prédio, construído especialmente para o legislativo municipal. O projeto, realizado na gestão de Alexandre Pereira (2001-2002), passou por ampliações e atualmente abriga os setores administrativos da Casa: Chefia de Gabinete, Contabilidade, Setor de Tecnologia da Informação, Secretaria Geral, Assessoria de Comunicação, Tesouraria, Almoxarifado e RH, plenário e os gabinetes dos vereadores.

A instituição ainda conta com o Memorial Câmara, espaço inaugurado em dezembro de 2014, na gestão do então presidente da Casa, Fernando Vasconcelos (2013-2014). O Memorial é fruto da restauração e revitalização do casarão histórico de Maneca Santos.

Nesses 175 anos de instalação, a CMVC vem desenvolvendo trabalhos em prol da melhoria de vida dos conquistenses e daqueles que aqui resolveram construir suas vidas.

Atualmente, a Câmara é composta por 21 vereadores, eleitos pelo voto popular. Além de fiscalizador das ações do Executivo, o Legislativo apresenta indicações do interesse da comunidade, aprova leis e trabalha em prol dos interesses e melhorias da qualidade de vida da população.