Eventos Vitória da Conquista

Semana da Juventude acontece entre 13 e 18 de novembro

O evento é totalmente gratuito e acontece em escolas, praças e outros espaços públicos

Uma semana inteira de palestras, oficinas e apresentações artísticas. Em vários cantos da cidade, “Direitos Humanos na Era Digital” será o tema debatido pela juventude conquistense. É a Semana da Juventude realizada de 13 a 18 de novembro pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

O evento é totalmente gratuito e acontece em escolas, praças e outros espaços públicos. O objetivo é descentralizar as ações da Juventude e estimular os jovens que já produzem conteúdos culturais no município.

“Queremos levar as atividades para onde tem a demanda, queremos que o jovem da periferia, que é o nosso principal público, consiga ter acesso a essas ações. Outro objetivo da Semana é estimular as atividades que já existem dentro do município. Ouvimos os coletivos e demos a oportunidade para eles produzirem oficinas e se apresentarem artisticamente”, contou o coordenador municipal da Juventude, Mateus Novais.

Valorização da cultura – Um dos destaques da Semana é o RAPadura Xique-Chico, rapper cearense, conhecido nacionalmente por valorizar a cultura popular nordestina misturando diferentes elementos musicais nas suas composições. No dia 15, o músico ministrará a palestra com o tema central da Semana, na Praça da Juventude, e o Workshop de Rimas de Rap, no dia 16.

“O movimento hip hop é muito forte na cidade. Então estamos trazendo alguém de fora para ver o que é produzido aqui e incentivando essas atividades que já acontecem em Vitória da Conquista”, completou Mateus.

Entre os workshops e oficinas, espaço para os jovens da zona rural. A oficina de Beleza e Estética Negra será realizada no Posto de Saúde do Território Remanescente de Quilombo do Baixão no primeiro dia da programação. Já no dia 14, são os alunos da Escola Municipal José Rodrigues do Prado, do Pradoso, que recebem o projeto “Escola Espaço Diversidade”, com apresentação do grupo CIPA RAP e do grupo de dança AUDC. O projeto também estará em outras três escolas estaduais.

A Semana da Juventude será encerrada com shows na Praça Mármore Neto, popularmente conhecida como Praça do Boneco, lado oeste da cidade. Um dia antes, 17, haverá apresentações musicais na Travessa Barão do Rio Branco.

Junte sua galera e participe da Semana da Juventude. Clique aqui e fique por dentro de toda programação.