Vitória da Conquista

Segundo Secretaria de Finanças, menos de 50% dos contribuintes pagam IPTU em Vitória da Conquista

POR GABRIEL OLIVEIRA

Marivone Batista. Foto: Gabriel Oliveira

Marivone Batista. Foto: Gabriel Oliveira

Desde o último dia 16, os proprietários de imóveis em Vitória da Conquista começaram a receber, em casa, via Correios, os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), por meio dos quais deverão efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até o dia 30 de abril, em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou casa lotérica.

Porém, segundo Gerente Municipal de Finanças, Marivone Batista, “é de costume, em Vitória da Conquista, que nós não cheguemos nem a 50% do valor lançado. E isso prejudica muito o município, afinal, é com esses recursos que a prefeitura pode levar melhorias e benefícios à população. Além das sanções administrativas, a maior consequência do não pagamento do IPTU é não ver as melhorias chegando, pois a prefeitura quer trabalhar, mas sem recursos fica inviável. Nós pedimos à população que honre com o pagamento do IPTU pois esse dinheiro não fica na prefeitura, ele é distribuído nos diversos setores da cidade. Para que as pessoas tenham uma ideia, o que nós gastamos só de coleta de lixo é um valor muito superior ao que é arrecadado com o IPTU. Conquista tem condições de arrecadar um bom IPTU, mas pelas estatísticas a prefeitura não recebe nem 50% do valor que é lançado”.

Em 2013 o valor arrecadado foi de R$ 10 mi. A expectativa para 2014, segundo a SEFIN, é de R$ 25 mi. O contribuinte que quitar o IPTU, em cota única, até o dia 30 de abril garante o desconto de 10%. Há também a possibilidade de parcelar o pagamento, sem o desconto.

A partir desta quarta-feira, 16, os proprietários de imóveis em Vitória da Conquista começam a receber, em casa, via Correios, os Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), por meio dos quais deverão efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até o dia 30 de abril, em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou casa lotérica. – See more at: http://www.pmvc.ba.gov.br/v2/noticias/iptu-documentos-de-arrecadacao-municipal-serao-entregues-aos-contribuintes-a-partir-dessa-quarta-feira-16/#sthash.scjEbOsA.dpuf