Mobilidade Urbana Vitória da Conquista

Segundo comerciantes da Av. Brumado, movimento caiu quase 40% e estabelecimentos já estão fechando as portas

POR GABRIEL OLIVEIRA

Comerciantes e empresários da av. Brumado estiveram, no fim da tarde desta quarta-feira (09), reunidos com o prefeito Guilherme Menezes

Comerciantes e empresários da av. Brumado estiveram, no fim da tarde desta quarta-feira (09), reunidos com o prefeito Guilherme Menezes

Segundo informações dos comerciantes da av. Brumado, o movimento , após a implantação do novo sistema binário, caiu por volta de 40%. Neste sentido, os donos de estabelecimentos e os empregados nos comércios, juntamente com o Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), já se reuniram em duas mobilizações em protesto contra a forma em que foi efetivado este novo sistema.

Julio Freire

Julio Freire

Júlio Freire, gerente de posto de combustíveis e líder do movimento dos comerciantes, em entrevista à reportagem do Blog da Bia Oliveira, momentos antes da reunião com o prefeito, “nós fizemos um ofício após as mobilizações, encaminhamos à prefeitura e o prefeito marcou essa reunião conosco. Nós queremos discutir a questão da transferência da ciclovia da Av. Brumado para a Piauí, até porque a Av. Brumado é uma via comercial que gera emprego e renda e esse novo esquema não permite carga e descarga, não tem estacionamentos, a ciclovia quase não tem uso e é perigoso para os ciclistas pelo fato de ali ter muitos acessos a estabelecimentos, o que gera risco para quem trafega de bicicleta. Nós queremos uma alternativa por parte da prefeitura”.

“Uma empresa de médio porte já fechou as portas, outras de pequeno porte estão na mesma situação, então está havendo uma evasão muito grande de comerciantes e diminuição na oferta de emprego e renda. O movimento caiu em torno de 30 a 40% e isso vai se refletindo no decorrer do ano, em que o desemprego só vai aumentar se essa situação continuar. Ali é uma área complexa, com comércios funcionando há várias décadas, e de uma hora para outra, sem qualquer projeto enviado aos comerciantes, foi efetivado um novo sistema”, finalizou Julio.