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Secretário de Infraestrutura da Bahia visita obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Marcus Cavalcanti anunciou a conclusão da obra para 2016

Marcus Cavalcanti anunciou a conclusão da obra para 2016

Da Redação

Nesta quarta-feira (13), o Secretário da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Marcus Cavalcanti, fez uma visita técnica às obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista, e anunciou que o equipamento deve entrar em operação em 2016.  A obra é uma demanda não apenas do município, mas de toda Região Sudoeste, considerada uma das mais cresce na Bahia, além de atender o Norte de Minas Gerais.

O novo aeroporto em construção, segundo o secretário, terá sistema de operação por Instrumento IFR (Instrument Flight Rules). O equipamento segue um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave, se orientando pelos instrumentos de bordo, ao invés de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporcionará voos noturnos com mais segurança e conforto aos usuários, além de atrair novos investimentos para a região. Além disso, informou que o novo terminal permitirá o pouso de aviões de grande porte, com reflexo positivo inclusive nas tarifas, uma vez que aeronaves maiores têm condições de cobrar mais barato. Outro beneficio apontado pelo secretário é a ligação da cidade com grandes centros urbanos sem necessidade de escala em outro aeroporto, em função da autonomia da aeronave.

O projeto do novo aeroporto, orçado em R$ 60,3 milhões, prevê uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, em condições de operar aviões de grande porte. Terá também um pátio para aeronaves de 193 metros de comprimento e 50 metros de largura, uma pista para taxiamento de aviões, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno e acessos viários, além de tudo que existe de moderno em termos de serviço de prevenção, salvamento e combate a incêndio. Com as mudanças, o aeroporto estará em condições para receber aeronaves maiores, com capacidade de ampliar o número de passageiros, a exemplo do Boeing 737-800, passando a atuar com aviação regular (voos de linhas aeras e transporte de cargas) e também não regular (voos executivos).

Nos últimos dez anos, o atual Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, localizado próximo à zona urbana de Vitória da Conquista, sem condições de ampliação, quadruplicou o tráfego de aeronaves. Em 2013 o número mensal de passageiros alcançou 24 mil, número dez vezes maior que comparado ao ano de 2005, quando foi registrada uma média de 2.400. Com informações da Ascom Seinfra.