Vitória da Conquista

Secretaria Municipal de Saúde informa detalhes sobre o perfil dos casos de Coronavírus confirmados no município

Até o momento, em Vitória da Conquista, já foram confirmados laboratorialmente 31 casos de infecção pelo novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde forneceu dados mais detalhados e transparentes para que toda a população esteja melhor informada sobre o cenário epidemiológico da Covid-19 no município.

Dos 31 casos confirmados, 19 são do sexo masculino e 12 do sexo feminino. 28 pacientes apresentaram sintomas de Síndrome Gripal Leve e 3 tiveram quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Quanto à evolução clínica desses pacientes, 24 evoluíram para cura da doença, 4 continuam em recuperação e 3 vieram a óbito.

A primeira vítima fatal foi um homem de 69 anos que faleceu no dia 13 de abril. A segunda morte foi de um senhor, de 76 anos, ocorrida no dia 23 de abril. A terceira paciente, uma mulher de 62 anos, veio a óbito no dia 26 de abril. As três pessoas possuíam comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas).

Oito pacientes entre os casos confirmados possuem alguma comorbidade relacionada: hipertensão (2); Diabetes e doença cardíaca (2); Diabetes (2); Doença cardíaca (1); Obesidade (1). Os outros 23 pacientes negaram ter alguma comorbidade.

Os casos confirmados de Covid-19 no município são residentes de 13 bairros, com os seguintes números por localidade: Centro (5), Recreio (2), Candeias (5), São Vicente (1), Brasil (7), Urbis VI (1), Alto Maron (3), Lagoa das Flores (1), Sumaré (1), Boa Vista (2), Primavera (1), Campinhos/Loteamento Jatobá (1) e Patagônia (1).

Quanto à faixa etária dos pacientes que tiveram testagem positiva para o vírus, 2 casos estão entre 0 a 5 anos; 12 casos entre 20 a 39 anos; outros 12 casos estão entre 40 a 59 anos; e 5 casos foram de pacientes com mais de 60 anos.

Dos casos confirmados, 4 foram de profissionais da saúde que já estão bem e recuperados da doença.

Todo o acompanhamento desses casos é feito por um serviço de Monitoramento da Covid-19, composto pela equipe multidisciplinar da Vigilância Epidemiológica, referência para o Covid-19: “Nós registramos todas as informações no nosso Sistema de Informação Municipal e, com essa ação, é possível estarmos acompanhando sistematicamente todos esses dados, tendo acesso a um relatório de informações que nos direcione da melhor maneira para executar as nossas de vigilância dentro do território”, ressalta Ana Maria Ferraz, Diretora de Vigilância em Saúde.