Bahia Gabriel Oliveira Vitória da Conquista

Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos realiza ação solidária nessa sexta-feira (26)

SAM_0214

Gabriel Oliveira

Nessa sexta-feira (26) está sendo realizado praça 9 de Novembro até as 17h o projeto “Minha Certidão”. Essa ação faz parte de uma parceria entre o Governo da Bahia, Prefeitura Municipal e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República denominada “Mutirão do Registro Civil” e tem o intuito de reduzir o número de baianos sem registro de nascimento. Durante o mutirão é possível também tirar gratuitamente a segunda via do registro civil.

Com esse projeto é possível retirar a segunda via gratuita da Certidão de Nascimento ou fazer o agendamento para tal. Paralelo a isso, o cidadão também pode contar com emissão RG e/ou Carteira de Trabalho, cadastramento no programa Bolsa Família, emissão do Cartão SUS, orientação sobre os direitos do consumidor, orientação sobre como emitir a carteira de Passe Livre intermunicipal para pessoas com deficiência, orientação de saúde, medição de pressão e teste de glicemia.

SAM_0217

SAM_0211

“Hoje é um dia de cidadania voltado para toda a população, em especial pessoas de comunidades carentes e zona rural que geralmente são as que tem mais pendência com o Registro Civil. Essa ação não é isolada e faz parte de um trabalho contínuo”. Disse o coordenador do mutirão Marcio Desidério à nossa reportagem

No mutirão prestam serviços à população o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Procon, secretarias municipais de Saúde, secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (sedes), SAC e em Conquista também os estudantes do curso de Medicina da UESB, mobilizados também com o Dia da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.