Educação Galeria Vitória da Conquista

Santo Agostinho e Agência VocêVê lançam nova ação do projeto “Arte na Cidade”

SAM_7720

Fotos: Gabriel Oliveira

Aconteceu nesta terça, 24, na Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista (Fasavic), o lançamento da exposição Arte pela Cidade indoor, que reúne obras de nove fotógrafos. A ação é mais uma etapa do projeto Arte pela Cidade que levou 81 painéis com reproduções de fotógrafos locais para ruas e avenidas de Vitória da Conquista. O evento contou com a participação da imprensa conquistense, autoridades e convidados.

Nove fotógrafos compõem o projeto: nomes tradicionais como Edna Nolasco, Sabiá, Mônica Lula, J. C. D’Almeida aparecem ao lado de fotógrafos da nova geração como Micael Aquillah, Purki, Bárbara Jardim e Adriana Camargo

Nove fotógrafos compõem o projeto: nomes tradicionais como Edna Nolasco, Sabiá, Mônica Lula, J. C. D’Almeida aparecem ao lado de fotógrafos da nova geração como Micael Aquillah, Purki, Bárbara Jardim e Adriana Camargo

A exposição indoor reúne as mesmas obras que estão transformando o cenário urbano. As produções tratam de temáticas diferentes. Na mostra, que acontece na própria sede da Fasavic e é aberta ao público, o visitante encontra olhares singulares em torno do corpo, da fé, do cotidiano, das relações humanas, dos efeitos artísticos-tecnológicos, da paisagem urbana, da letra casada à imagem, da história e da memória.

SAM_7724

O professor Manoel Augusto, diretor da instituição, afirmou que, além do compromisso com a educação e a transmissão do conhecimento, as Faculdades Santo Agostinho reconhecem seu papel cultural e social. Segundo o educador, são esses valores que os levam a investir na divulgação e fomento da cultura por meio de projetos como o Arte pela Cidade.

Ao todo, noves fotógrafos compõem o projeto: nomes tradicionais como Edna Nolasco, Sabiá, Mônica Lula, J. C. D’Almeida aparecem ao lado de fotógrafos da nova geração como Micael Aquillah, Purki, Bárbara Jardim e Adriana Camargo. Além disso, parte do acervo da Família Melo, na qual a fotografia ocupou a trajetória de alguns membros que produziram registros históricos do município, também faz parte do Arte pela Cidade.

O projeto, que acontece pelo segundo ano consecutivo, traz novidades. Um site e um aplicativo foram produzidos especialmente para essa edição. A ideia é dar mais visibilidade e acessibilidade à produção artística conquistense e estender a exposição de rua para outros espaços. Quem visitar o domínio www.artepelacidade.com.br vai se deparar com todo o conteúdo das duas edições, incluindo as obras e descritivos dos fotógrafos participantes.

O projeto Arte pela Cidade, que homenageia os 175 anos da cidade, completados nesse mês, é das Faculdades Santo Agostinho (FASA) e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e curadoria da agência vOceve Multicomunicação. A exposição segue até o mês de dezembro nos corredores da Fasavic, na Olívia Flores, 200.