Exposição Agropecuária Vitória da Conquista

Roda de conversa e capacitação são realizadas na Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista

Cursos, palestras e rodas de conversa são oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Quem busca informação e mais conhecimento tem na Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista a oportunidade de se qualificar com os cursos, palestras, rodas de conversa e orientações sobre editais do Bahia Produtiva oferecidos ao longo do evento. Um deles é o projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, associações cooperativas, servidores da Secretaria de agricultura e alunos do Cetep participaram Rodada de conversa sobre ações de comercialização e implantação do armazém da Agricultura Familiar do território do Sudoeste, logo pela manhã, na primeira atividade do segundo dia de evento. Na oportunidade uma abordagem sobre a comercialização dos produtos da agricultura familiar em shopping e outros espaços como a própria exposição, reunindo número significante de interessados. O segundo tema, às 10h, foi sobre a capacitação sobre o processo de registro sanitário dos produtos da agricultura familiar.

No período da tarde, aconteceu uma apresentação das entidades prestadoras de ATER no território Sudoeste Baiano contratadas pela CAR E BAHIATER. Neste caso, o CEDASB e a COOPERSUBA apresentaram suas experiências com os serviços de ATER para mais de 40 alunos do CETEP e associações, cooperativas e Secretaria de Agricultura.

no período da noite a palestra foi direcionada a empresários e cooperativas pelo assessor do Bahia Produtiva Guilherme Sousa, que fez uma abordagem sobre o Edital 10/2018 do Bahia Produtiva, com a Palestra: construindo negócios sustentáveis. Os empresários locais, SEBRAE e cooperativas tiveram a oportunidade de conhecer o Aliança Produtiva tema do edital.

Segundo Antônio Gomes da Silva Neto, coordenador da CAR SETAF no Sudoeste da Bahia, a função de todos os cursos e palestras são de capacitar, informar, atualizar as pessoas que passam pelas capacitações, com o objetivo de promover e socializar o conhecimento dos projetos e ações da SDR . Também de integrar produção e comercialização com isso inserir um numero maior de indivíduos nas ações e iniciativas da SDR/CAR e entidades parceiras. “Este momento da exposição é uma oportunidade para os nossos agricultores exporem e comercializar sua produção, também ofertar varias palestras com técnicos experientes e capacitados para oferecer o maior número de informações”, concluiu.