14 de junho de 2018 às 18:55

Representantes de 34 municípios do Sudoeste participam de encontro para debater INSS Digital

Encontro foi realizado na gerência regional do INSS

Um encontro no auditório da gerência regional executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (14), reuniu dezenas de pessoas e representantes sindicais, de 34 municípios ligados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag) para conhecer detalhes do INSS Digital, o novo modelo de atendimento.

A partir de agora o segurado vai a agência somente para ter documentos escaneados e receber o número do requerimento para acompanhar pela internet o andamento do pedido.

Nesse modelo, o atendimento para recepção e digitalização dos documentos leva cerca de vinte minutos e o cidadão já sai com a senha para acesso ao Meu INSS, canal pelo qual é possível acompanhar integralmente as fases do pedido sem sair de casa.

Realidade em mais de mil agências no País, o INSS Digital permite ao segurado uma forma inovadora de atendimento, aliada à tecnologia.

A tramitação eletrônica torna mais ágil a análise dos requerimentos, com a distribuição dos processos de uma unidade para outra. O objetivo da autarquia é tornar possíveis de serem realizados a distância todos os serviços que precisem apenas de avaliação administrativa.

Participaram do encontro, o gerente regional do INSS, João Ailton Bezerra, e a assessora sindical da Fetat-Bahia, Nildma Ribeiro. Ela destacou o empenho da entidade em promover reuniões desse tipo com a comunidade regional e falou dos avanços que o novo modelo de atendimento proporcionará aos agricultores em geral, especialmente os da Região Sudoeste da Bahia.

A implantação do modelo de atendimento digital proporcionou também outras vantagens significativas para a Instituição e para os segurados. Entre elas, a possibilidade da concessão automática de benefícios.

O assessor jurídico da Fetag-Ba, advogado Marco Antônio da Silva, detalhou pontos importantes do INSS Digital. a exemplo do fim do atendimento presencial dos trabalhadores na agência, para levar documentos e formalizar o pedido, conforme o modelo convencional.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão à distância do benefício. E o segurado somente deverá ir a uma agência se for chamado pelo Instituto.

A integração com outras bases de dados do Governo, realização de parcerias com órgãos e entidades e a modernização das rotinas do Instituto têm sido as principais frentes de ação da autarquia para melhoria da prestação dos serviços à população.

Seu INSS

O Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados. Acessível pelo computador ou celular, permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a vários serviços do INSS. E está em constante evolução a fim de tornar mais fácil e rápido seu acesso pelos segurados.

Ao fazer o cadastro, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário tais como: datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.

Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o telefone 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. Conheça os serviços e tire suas dúvidas sobre o Meu INSS no Site do INSS. //Sudoeste Digital



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