Educação Vitória da Conquista

Rede de Atenção capacita jovens para o mercado de trabalho

Curso de Informática oferecido pela Rede é um dos mais procurados

Curso de Informática oferecido pela Rede é um dos mais procurados

Aos 19 anos, Elifal de Aguiar acabou de entrar no mercado de trabalho pelo programa Jovem Aprendiz. Natural do Rio de Janeiro, ele chegou a Vitória da Conquista há cinco meses e iniciou a busca por um emprego. Foi quando conheceu as capacitações oferecidas pela Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente e, em poucas semanas cursando a Oficina Preparatória para o Mercado de Trabalho, começou a dar importantes passos para o seu objetivo.

“No meu primeiro dia, eu não sabia me comunicar muito, principalmente com pessoas diferentes. No curso, eu fui aprendendo a importância da comunicação e como se preparar para uma entrevista de emprego”, conta Elifal.

Na segunda semana de curso, quando surgiu a oportunidade de uma entrevista em uma loja de eletrodomésticos da cidade, já foi possível ver os resultados: de 15 candidatos, ele foi aprovado entre os quatro primeiros. “Me elogiaram bastante e eu fiquei muito feliz”, comemora.

Enquanto aguardava ser convocado, mais uma surpresa. Ele foi aprovado em outra entrevista, para o Hospital Esaú Matos, por meio do programa Jovem Aprendiz. O contrato foi assinado na última sexta-feira, 22, e as atividades já se iniciaram nessa semana. Sobre as conquistas, ele revela: “Tudo o que eu sei hoje sobre o mercado de trabalho foi ensinado aqui”.