Transporte Vitória da Conquista

Reajuste de 14% nas passagens do transporte coletivo da zona rural desagrada população

Usuários não concordam com o aumento

A partir da próxima segunda-feira, 28, os usuários do transporte coletivo para a zona rural de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, irão pagar mais caro pela tarifa. O reajuste, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Herzem Gusmão (PMDB), na última sexta-feira (18), será de 14%.

“O percentual base de cálculo para reajuste foi de 10%, sendo que devido à necessidade de ajuste de valores da tarifa escalonada o percentual teve uma média variável de 10,28%”, diz o Decreto Nº 18.005.

O aumento, segundo alguns usuários, terá imediato impacto no preço dos produtos agrícolas, especialmente hortifruti. “A gente vai ter que aumentar o preço de alguns produtos colhidos na roça e trazidos pra feira, senão ficamos no prejuízo”, garante o lavrador Sérgio Fernandes da Silva.

Para a feirante Enedina Maria de Jesus, o aumento deveria ser revisto, já que – segundo ela, o povo que consome os produtos da zona rural é que irá pagar a conta. “Ou a gente aumenta, ou vai ter prejuízo. Numa crise dessa, com o povo sofrido na roça e ainda aumentam passagem, é uma vergonha”, desabafa.

Na região da Limeira, durante a reunião do Conselho de Saúde ocorrida nesta quarta-feira, 23, no PSF da Limeira, a população se queixou do aumento, alegando que as condições das estradas deveriam ser levadas em conta na hora do aumento. “Aqui os carros quebram, descumprem horários ou simplesmente alegam que não podem trafegar por conta dos buracos e da lama, e os usuários são obrigados a aceitar tudo calado”, lamentaram.

Com informações do Sudoeste Digital