Violência Vitória da Conquista

Ranking aponta Vitória da Conquista na 22ª colocação entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Na pesquisa anterior, Vitória da Conquista ocupava a 11ª posição com com uma taxa de homicídios de 70,26 a cada 100 mil pessoas

Com uma taxa de 138,26 homicídios para cada 100 mil habitantes, Tijuana, no México, é a cidade mais violenta do mundo, ultrapassando a mexicana Los Cabos, que ocupava o topo desse mesmo ranking no ano anterior. A constatação é do estudo anual da organização Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México.

A mais recente edição do ranking, que avalia os índices de violência mundo afora em cidades com mais de 300 mil habitantes, foi feita há poucas semanas e leva em conta os dados de 2018. De acordo com o levantamento, das 50 cidades que fazem parte da lista, 15 estão no México, 14 no Brasil, 6 na Venezuela e 4 nos Estados Unidos.

O município de Vitória da Conquista ocupa a 22ª colocação da pesquisa com uma taxa de 50,75 homicídios a cada 100 mil habitantes. O número é assustador, mas vele ressaltar que em relação a pesquisa anterior divulgada em abril de 2018, baseada nos números do ano de 2017,Vitória da Conquista ocupada a 11ª posição com com uma taxa de homicídios de 70,26 a cada 100 mil pessoas.

Os números deixam clara a gravidade da violência no México e mostram como a ação de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas está arraigada por todo o seu território. Entre as cinco cidades mais violentas quatro são mexicanas (Tijuana, Acapulco, Victória e Juarez). A outra é Caracas, na Venezuela.

Em 2017, o país que contava com o maior número de cidades neste ranking era o Brasil. O estudo notou, contudo, uma relativa diminuição da violência em algumas cidades brasileiras como Fortaleza, João Pessoa, Maceió e Manaus. As cidades de Porto Alegre, Campina Grande e Vitória, que fizeram parte da edição 2017 da lista das cidades mais violentas do mundo, não estão constam mais na relação. //Blog do Rodrigo Ferraz