Vitória da Conquista

Racismo Institucional é debatido por servidores do Desenvolvimento Social

Na última sexta-feira (06), na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou uma mesa redonda sobre “Racismo Institucional”. A programação faz parte da campanha “Por uma infância sem racismo” do Selo Unicef e tem por objetivo refletir e sensibilizar acerca do racismo institucional, rompendo as práticas discriminatórias.

O evento contou com a participação de gestores e servidores das unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e teve como debatedores a articuladora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a psicóloga Monaliza Cirino, a gerente do Creas Novo Olhar Bárbara Tigre e o professor e doutor do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Dener Santos Silveira.

Segundo o guia de políticas públicas do Selo Unicef, ainda existe uma persistência do racismo e das práticas discriminatórias em toda organização da sociedade e nas instituições, constituindo assim, o racismo institucional.