Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

PSB de Vitória da Conquista presta homenagem à memória de Eduardo Campos

Gildelson Felício, vice-presidente do PSB

Gildelson Felício, vice-presidente do PSB em Conquista

O vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Vitória da Conquista, Gildelson Felício, fez uso da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nesta quarta-feira (12), para para falar de uma homenagem que será prestada pelo partido, na noite desta quinta-feira (13), à memória de Eduardo Campos, ex-presidente nacional da legenda, e ex-candidato a presidente da República nas eleições de 2014. Campos faleceu há um ano, vítima de acidente de helicóptero.

Gildelson destacou a história do PSB, fundado em 1947, inicialmente como Esquerda Democrática, tendo à frente nomes importantes do contexto sociopolítico e cultural brasileiro, a exemplo de João Mangabeira, Domingos Vellasco, Hermes Lima, Rubem Braga, Osório Borba, Joel Silveira, José Lins do Rego, Jader de Carvalho, Sérgio Buarque de Hollanda, Antonio Candido, Barbosa Lima Sobrinho e Francisco Julião. Esse último, nos anos 50, já defendia a reforma agrária e a ecologia.

Em 1947, a Esquerda Democrática transformou-se no Partido Socialista Brasileiro, com o mesmo programa e propostas da Esquerda Democrática. Nos anos 60, com o apoio do PSB, Miguel Arraes foi eleito governador de Pernambuco, sendo marcado pela defesa dos direitos do homem do campo e combate sem trégua ao analfabetismo

Durante o regime militar, o PSB se dispersou, voltando à ativa, segundo Felício, entre 1985 e 1989, com Evandro Lins e Silva e Antônio Houaiss. Em 1989 acontece a fundação em Conquista. “Fui eleito coordenador nacional da juventude. Em 1990, Miguel Arraes e Eduardo Campos ingressam no partido”, disse, ressaltando a coerência histórica de Miguel Arraes “sem nunca mudar de lado”.

Gildelson relembrou a trajetória política de Eduardo Campos: “Quatro anos depois de eleito deputado estadual, foi eleito deputado federal por três mandatos”. A morte de Campos ocorreu em 13 de agosto de 2014; nove anos antes, seu avô, Miguel Arraes, na época também presidente do partido, havia falecido. Mencionou também o presidente de honra da legenda, Ariano Suassuna, que faleceu em 23 de julho de 2014.

“Hoje ele faz falta pelo vazio nas lideranças políticas, pela alternativa para o futuro da juventude. Destacamos a vinda de Eduardo Campos em Vitória da Conquista, no dia 12 de maio de 2014. Era uma figura carismática, alegre, determinada. Homem de família, com zelo especial pela sua esposa e seus filhos”, finalizou, citando nomes do PSB que fazem parte da história política de Vitória da Conquista, como Jadiel Matos, Gilzete Moreira, Neo do Gás, Joás Meira e Adinilson Pereira. Com informações da Ascom/CMVC.