Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Mobilidade Urbana Vitória da Conquista

Projetos de mobilidade urbana são discutidos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação/PMVC

Foto: Divulgação/PMVC

Vitória da Conquista está caminhando a passos largos para o início de um histórico processo de estruturação e melhorias na mobilidade urbana. Esse será o resultado da execução de três grandes projetos que vão garantir maior fluidez no trânsito e a requalificação de importantes vias das cidades. São eles: projeto de construção da Avenida Perimetral, projeto de Requalificação de Vias e o projeto de construção do Terminal de Integração de Transporte Rural.

Todos os três projetos já estão prontos e foram apresentados pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, na manhã desta sexta-feira, 22, ao prefeito Guilherme Menezes. “Os projetos resultarão em obras que serão fundamentais para Vitória da Conquista, pois vão representar uma grande expansão para a cidade”, declarou o prefeito.

O primeiro projeto apresentado foi o da Avenida Perimetral. A via, que representa um importante instrumento de mobilidade urbana, constitui uma avenida que interligará os setores leste, sul e oeste, passando por vários bairros e loteamentos de Vitória da Conquista. “Todos os projetos de mobilidade urbana estão concluídos, bem elaborados e serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal para análise junto ao órgão competente. Todos eles contam com obras e ações importantíssimas para o município”, informou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.

A Avenida Perimetral contará, no total, com 15 km de extensão. A via terá início na saída para Barra do Choça, passando pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Avenida Olívia Flores, Parque Boa Vista, Shopping Conquista Sul, Avenida Juracy Magalhães, BR-116, bairro Patagônia, Loteamento Cidade Modelo e Lagoa das Bateias, finalizando na Avenida Brumado – extremo oposto do ponto inicial. O trecho da Perimetral que vai da Avenida Gilenilda Alves até a Olívia Flores é um trecho novo, que conta com 2,3 km de extensão e ainda será aberto. O projeto de engenharia da avenida envolve via de pista dupla, complementos paisagísticos e ações de conservação ambiental, a exemplo da preservação das árvores situadas ao longo dos trechos.

O segundo projeto apresentado pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana foi o de Requalificação de Vias. Com essa ação, importantes avenidas da cidade, a exemplo da Maranhão, Brumado, Frei Benjamim e Rosa Cruz, receberão intervenções como recapeamento asfáltico, sinalização, paisagismo, mobiliário urbano, além de equipamentos que vão assegurar a acessibilidade nas calçadas. Os benefícios chegarão ao equivalente a aproximadamente 29 km de extensão.

Por fim, foi apresentado ao gestor o projeto de construção do Terminal de Integração entre o transporte coletivo rural e urbano. O equipamento vai possibilitar a transferência da frota de veículos do transporte coletivo rural possibilitando maior fluidez e melhorias na mobilidade da área central da cidade. O projeto do terminal foi definido com a participação dos próprios motoristas e inclui rampa, edificações de apoio, espaço de vivência, banheiros, cozinha, refeitório, entre outros.