Vitória da Conquista

Projeto fotográfico sobre terreiros conquistenses será lançado no dia 10 de dezembro

Dar visibilidade aos terreiros conquistenses e registrar a memória desses espaços foram as principais motivações do projeto “Egbé – catálogo fotográfico dos templos afro-brasileiros”, que será lançado no próximo dia 10 de dezembro, em um evento que acontece às 18h30, no Memorial da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária (IDAC), conta com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi), e apoio da UNEGRO e do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB).

O Egbé é um catálogo fotográfico de terreiros do município, que reforça o registro histórico-cultural das tradições das religiões afro-brasileiras, ressaltando a beleza estética que a fotografia posibilita. A equipe do projeto visitou 35 terreiros, nos quais realizou entrevistas e fotografias.

O catálogo registrou dados históricos, nação à qual pertence o terreiro, principais festividades entre outras informações de 33 terreiros conquistenses. “Acredito que o catálogo traz um recorte bastante interessante e mostra a força das religiões afro-brasileiras em Conquista. É um trabalho pioneiro que pode se desdobrar em outras ações. Destaco a importância do apoio da Sepromi e do deputado Fabrício que acreditaram na proposta”, explica a jornalista Thaís Pimenta, coordenadora executiva do projeto.

O projeto contou com a colaboração do professor doutor Itamar Pereira de Aguiar e curadoria fotográfica de Alex Sander, além de fotógrafos voluntários. “Ele, a meu ver, se constitui em um importante instrumento de divulgação e elevação da autoestima do povo de santo de Vitória da Conquista, um instrumento de combate aos preconceitos e discriminações religiosas, uma mostra de elementos de cultura que integra a identidade local”, afirma o professor Itamar na apresentação do catálogo.

A intenção do IDAC era lançar o “Egbé – catálogo fotográfico dos templos afro-brasileiros” ainda em 2020. “Devido à pandemia da Covid-19, só conseguimos lançá-lo agora, no fim deste ano. Nossa intenção é ter um momento de celebração e distribuição de exemplares, mas com toda a segurança para preservar a saúde dos convidados”, detalhou Alexandre Botelho, presidente do IDAC.

*Lançamento: “Egbé – catálogo fotográfico dos templos afro-brasileiros”

Data: 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Local: Memorial da Câmara de Vereadores*