Meio Ambiente Vitória da Conquista

Projeto de revitalização de nascentes planta 100 mudas nativas na Serra do Piripiri

Plantio foi feito pelos servidores da Semma

Cerca de 100 mudas nativas serão plantadas na nascente do Bebedouro da Onça, na Serra do Piripiri, durante toda esta quinta-feira, 8. A ação faz parte da Semana Municipal de Meio Ambiente e consiste em um projeto de revitalização das nascentes dos rios de Vitória da Conquista.

Cerca de 50 servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre técnicos, agentes, gestores e jardineiros, estiveram envolvidos na atividade. A ideia é recuperar a mata ciliar, que vem sofrendo com o desmatamento e pisoteamento de animais.

“O objetivo é retomar a segurança hídrica de Vitória da Conquista, tendo em vista que essas nascentes influem diretamente no nosso manancial, que é responsável pelo abastecimento da cidade”, explica o gerente de Estudos e Viabilização de Projetos, Gabriel Oliveira.

Após o plantio, será realizado o cercamento da área em torno da nascente, para evitar a ação de pessoas e animais

Após o plantio, será realizado o cercamento da área em torno da nascente, para evitar a ação de pessoas e animais. “Quando o animal pisoteia, o lençol rebaixa, e a gente perde a nascente. Causa risco muito grande ao manancial”, explica o coordenador. Ele revela ainda que a ação de cercamento terá a parceria do Fundo Conquistense de Apoio ao Meio Ambiente.

Neste sábado, 10, a equipe fará um novo plantio em duas nascentes localizadas no povoado de Pedra Branca.  A ação continuará durante todo o ano, beneficiando outras nascentes da Serra do Piripiri, do Rio Pardo, Rio verruga e Rio Catolé.