Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Vitória da Conquista

Projeto Arte pela Cidade homenageia aniversário e cultura de Conquista

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No mês de novembro, avenidas e praças de Vitória da Conquista ganharão mais cor com o projeto de intervenção urbana Arte pela Cidade. De 9, data em que se comemora o 174º aniversário do município, a 30 do mês, a população poderá conferir reproduções de obras de 10 artistas locais espalhadas por diversos pontos da cidade. O projeto é uma iniciativa das Faculdades Santo Agostinho (FASA) e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC). Quem passar por endereços conhecidos, como Lagoa das Bateias, as avenidas Olívia Flores, Integração e Juracy Magalhães, e as praças do Gil e Gerson Sales, poderá apreciar obras de temáticas e técnicas diferentes.

A ideia surgiu, segundo o realizador, da junção de dois desejos: homenagear a cidade, ao mesmo tempo em que se valoriza e divulga a sua produção cultural. “Conhecer e buscar compreender a arte parece-nos de fundamental importância para a construção da nossa identidade. Pois bem, buscando identificar-se com a cultura regional, as Faculdades Santo Agostinho descobriram Vitória da Conquista como um verdadeiro celeiro de talentos. Encantada com a produção conquistense e, por ter essa visão da arte, foi que desejamos e assumimos o projeto de divulgação do notável trabalho de artistas plásticos desta cidade”, esclarece o diretor do campus das FASA em Conquista, o professor doutor Manoel Augusto Sales.

Placa instalada na Av. Olívia Flores

Placa instalada na Av. Olívia Flores

Já na manhã deste domingo, 9, pessoas que fazem caminhada na Olívia Flores foram surpreendidas pelas obras distribuídas ao longo da avenida. “Achei maravilhoso e parabenizo a Santo Agostinho pela iniciativa. Eu fiquei curiosa, a princípio quando vi as placas, comentei com minha família e todos gostaram muito. É bom ver um diferencial das faculdades na cidade, principalmente hoje que é o aniversário de Conquista”, detalha a analista de capacitação, Darte Amaral.

Arte pela Cidade apresenta 10 nomes de artistas que nasceram ou escolheram Vitória da Conquista para morar: Adilson Santos, Alex Emmanuel, Date Sena, Edméa Oliveira, Elva Jardim, J. Murilo (1936-2013), Orlando Celino, Romeu Ferreira, Silvio Jessé e Valéria Vidigal. “Fiquei entusiasmado com o convite e achei o projeto louvável, pois, por variados motivos, as pessoas têm mais dificuldade de acesso às artes visuais. Uma intervenção urbana é uma forma de facilitar esse acesso”, detalha Alex Emmanuel. Para Silvio Jessé o projeto é uma ideia fantástica. “Ficou lindo, porque ajuda a compor a paisagem – meio ambiente e arte, além de valorizar os artistas da terra, que têm um trabalho muito importante para a cidade”, explica o artista plástico conhecido por retratar o sertão com cores fortes e vibrantes.

Para Valéria Vidigal, as FASA escolheram uma proveitosa forma de anunciar sua chegada à Conquista. A instituição é de Montes Claros, Minas Gerais, e está em processo de implantação de uma filial em Conquista. A exposição, que teve início no dia 9, estende-se até o final de novembro. As FASA e a PMVC, bem como os artistas, convidam a população a diminuir a pressa quando passar pelos locais onde as reproduções das obras foram instaladas e parar por alguns minutos para apreciá-las.

Com sede em Montes Claros, e outros dois campus no estado de Minas Gerais, as FASA representam o que há de mais moderno em educação superior, aliando inovação, seriedade, profissionais gabaritados e formação profissional de qualidade. O ensino oferecido pelas faculdades perpassa o conhecimento científico e se insere nas questões sociais que permeiam a sociedade. A instituição de ensino mineira chega agora em Conquista, onde passa a oferecer os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil. A realização do Processo Seletivo 2015 acontece no dia 6 de dezembro no campus de Vitória da Conquista e visa preencher 192 vagas.