Saúde Vitória da Conquista

Programa oferece mamografias gratuitas em Vitória da Conquista

Mamografias são realizadas em ação de rastreamento do câncer de mama (Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab)

Mamografias são realizadas em ação de rastreamento do câncer de mama (Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab)

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras oferece serviços de rastreamento do câncer de mama, como mamografias, Odontomóvel e Hemóvel em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A ação, que vai até 28 de outubro, faz parte da campanha Outubro Rosa foi aberta no interior do estado neste sábado (8), em Vitória da Conquista.

O Rastreamento do Câncer de Mama vai atender mulheres de 50 a 69 anos em uma unidade móvel, que está estacionada na Espaço Glauber Rocha, com a capacidade de realizar até 210 mamografias por dia. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de residência.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o atendimento no Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Tratamento odontológico
Além do rastreamento do câncer de mama, o Odontomóvel também oferece serviços gratuitos de restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros.

Duas unidades móveis estão disponíveis para o atendimento à população em geral. A primeira está na Base Comunitária de Segurança, no bairro Nova Cidade, com dez consultórios e capacidade de realizar 150 atendimentos por dia. A segunda visita alguns distritos do município de Vitória da Conquista, conta com sete consultórios e poderá atender até 110 pacientes por dia.

Doação de sangue
Já o Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, possibilita coletar até 120 bolsas de sangue por dia e está estacionado na UPA 24h. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação.

É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos leves e sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

G1 Bahia